Esquerda com 08 votos pode garantir a vice-presidência e 01 Secretaria da CLDF

Ricardo Valle do PT e Fábio Félix do Psol são os que mais se destacam para a composição | Foto: Montagem das Redes Sociais

Por Hélio Rosa

A esquerda pode ter o apoio dos distritais Fábio Félix e Max Maciel do PSol, Ricardo Valle, Chico Vigilante e Gabriel Magno do PT, Dayse Amarilio do PSB, Eduardo Pedrosa do UB e Paula Belmonte do Cidadania

São 03 Secretarias, 01 Vice-Presidência e 01 Presidência, geralmente o grupo que tiver, em média 05 votos, consegue garantir uma vaga na Mesa Diretora da Câmara Legislativa.

O governo possui 16 deputados da base, destes, Martins Machado (Republicanos), João Cardoso (Avante) e Rogério Morro da Cruz serão os mais cortejados por serem líderes dos seus próprios partidos na Casa, e os seus votos passam a ser decisivos para a formação da Mesa Diretora.

Os partidos de 02 votos cada, como o Agir que tem Jaqueline Silva e Drª Jane Klebia, o PP com Daniel de Castro e Pepa e o PSD com Robério Negreiros e Jorge Viana, juntos os distritais podem conquistar 01 Secretaria da Casa Legislativa, caso saibam negociar com o MDB e o PL.

O MDB com os deputados distritais Iolando, Hermeto e Wellington Luiz, um destes poderá ser o Presidente da CLDF, por fazerem parte do partido do governador Ibaneis Rocha.

Já o PL está bem forte, se articular bem, pode convencer mais 01 parlamentar a somar com seus 04, que são Joaquim Roriz Neto, Daniel Donizeti, Roosevelt Vilela e Thiago Manzoni e, com isso, garantirem uma importante Secretaria na CLDF.

A composição da Mesa Diretora estabelecerá a proporcionalidade e a definição de vagas de cada bancada (bloco partidário ou partido) na composição das 11 comissões permanentes: Constituição e Justiça; Economia, Orçamento e Finanças; Assuntos Sociais; Defesa do Consumidor; Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar; Assuntos Fundiários; Educação, Saúde e Cultura; Segurança; Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo; Fiscalização, Governança, Transparência e Controle; e de Transporte e Mobilidade Urbana.

Ricardo Valle do PT e Fábio Félix do Psol são os que mais se destacam para a composição | Foto: Montagem das Redes Sociais

Comentários

Últimas