Após fortes denúncias veiculadas neste final de semana, membros da campanha do advogado Cleber Lopes começaram a orientá-lo a renunciar a sua candidatura ao comando da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). O clima tenso se intensificou na reta final da disputa, com novos desdobramentos jurídicos e políticos.
Em uma decisão tomada na madrugada deste sábado (16/11), a Comissão Eleitoral da OAB-DF impôs uma multa de 100 anuidades (aproximadamente R$ 80 mil) ao candidato à presidência, Cleber Lopes, da Chapa – Ordem com + Voz. A multa foi aplicada por descumprimento de uma determinação anterior, que exigia que o candidato publicasse uma retratação e removesse informações questionáveis sobre a proposta de zerar a anuidade da OAB-DF para advogados com até cinco anos de inscrição. A decisão foi emitida pela relatora Gabriela Guimarães Peixoto, às 23h57 de sexta-feira (15/11).
Outro fator que tem colocado a continuidade de sua candidatura em risco foi a denúncia publicada pelo portal Jurinew, intitulada “EXCLUSIVO: Ministério Público apura interferência do governo Ibaneis nas eleições da OAB-DF”. De acordo com informações obtidas pelo portal, a situação de Cleber Lopes pode se agravar, principalmente devido à proposta controversa de isentar da anuidade advogados com até cinco anos de inscrição, medida que é considerada inconstitucional por especialistas. Além disso, a proposta estabelece um desconto de 25% para os que têm entre cinco e dez anos de inscrição, o que também tem gerado questionamentos legais.
O clima esta bastante tenso e nas próximas horas pode resultar na renúncia de Cleber Lopes a candidatura e conseguentemente sua chapa.