Operação contra dengue é realizada na Vila Telebrasília

A ação visa prevenir e combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti com a retirada de entulho, limpeza de terrenos públicos, roçagem do mato e aplicação de fumacê pelas ruas

A Administração do Plano Piloto juntamente com o Governo do Distrito Federal realizou, em parceria com diversos órgãos do GDF, ações de prevenção de combate à Dengue, na Vila Telebrasília, que permanecerá na região até sexta-feira (2/02). A força-tarefa conta com cerca de 100 agentes entre equipes da R.A, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SLU, Vigilância Ambiental em Saúde, Novacap e GDF Presente.

- Publicidade -

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da sua participação ativa nas ações de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. As equipes visitaram estabelecimentos e orientaram os moradores sobre a retirada de materiais que reúnem as condições propícias à presença do mosquito transmissor da dengue, como pneus velhos, garrafas e entulho.

Para o Administrador do Plano Piloto Valdemar Medeiros, o combate à dengue é uma responsabilidade de todos, mas pede a colaboração da comunidade, para juntos, termos uma cidade mais limpa, organizada e sem dengue. “O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias, principalmente em épocas de chuvas. A conscientização da população e a tomada de medidas preventivas são de fundamental importância para a redução da doença ”, alertou o administrador.

A dona de casa Fátima Farias Borges, de 58 anos, diz que a ação contra a dengue na região é de suma importância no combate ao mosquito da dengue e pede que o morador colabore. “ Todos temos algum parente ou conhecido que pegou dengue. Cada um deve manter seu terreno limpo e não jogar lixo na rua! Se o Governo e a população fizerem sua parte, podemos nos livrar da dengue”, alertou a moradora.

A previsão que sejam retiradas, em dois dias de ação, cerca de 80 toneladas de entulho da cidade entre poda de árvores, resto de obra e bens inservíveis.

Monitoramento
A Administração do Plano Piloto tem realizado o monitoramento e acompanhado junto a Vigilância Ambiental em Saúde medidas de combate sobre a suspeita de alguma área que possa conter possíveis focos para a reprodução do mosquito Aedes aegypti na região de Brasília. A última ação ocorreu na semana passada na Vila Planalto. A operação também irá contemplar nas próximas semanas as regiões da Asa Norte, Asa Sul e Noroeste.

O Plano Piloto é uma das regiões com menor incidência de dengue, segundo o boletim epidemiológico de 2023, que registrou 13 casos. Entretanto, em 2024, somente neste mês de janeiro, as suspeitas de dengue subiram para 284.

Serviço :

Operação contra à dengue Vila Telebrasília
Data: nesta sexta-feira (03/02)
Local: Concentração Capela São Pedro Nolasco
A partir das 8h30

Comentários

Últimas