A Presidente do PT, Gleisi Hoffmann falou sobre a nota na qual as Forças Armadas defendem as manifestações em todo Brasil
Gleise afirmou nesta sexta-feira (11) que não é papel dos comandantes das Forças Armadas fazer qualquer tipo de “avaliação política”.
Em coletiva à imprensa no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, sede da transição de governo, a deputada federal reeleita foi questionada sobre a nota divulgada pelos comandantes militares, na qual defendem as manifestações que estão ocorrendo em todo Brasil desde o resultado da eleição presidencial, mas condenam os “excessos” e a “restrição dos direitos”.
O texto diz que os militares se concentram no seu “papel constitucional” e reafirmam o “compromisso irrestrito e inabalável com o povo brasileiro, com a democracia e com a harmonia política e social do Brasil”.
A nota é assinada pelo comandante de esquadra Almir Garnier dos Santos (MARINHA), pelo general Marco Antônio Freire Gomes (EXÉRCITO) e pelo tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica).
No meu entender, não é papel dos comandantes das Forças Armadas fazer avaliação política, se posicionar politicamente nem fazer avaliação sobre as instituições republicanas. Eu vejo os fatos desses comandantes, desse governo um fato que tende a ser isolado. Não acredito que a totalidade das Forças Armadas pense assim” disse Gleisi
Leia mais em: Após ataques de Lula, Exército, Marinha e Aeronáutica divulgam nota de apoio ao povo brasileiro