Os candidatos a Presidência, Mesa Diretora e Comissões estão a pleno vapor tentando angariar apoio dos demais parlamentares para que até 1 de janeiro de 2023 não tenha disputa para nenhum cargo como aconteceu na atual legislatura onde ouve apenas um chapa.
Apesar dos cargos serem eleitos de forma individual a intensão de todos os postulantes ao comando da Câmara Legislativa é montar uma chapa que teria o consenso da maioria dos deputados evitando o embate entre dois ou mais grupos.
Até o momento foi lançado pelo menos nos corredores do legislativo o nome dos deputados Wellington Luiz (MDB), Hermeto (MDB) e Robério Negreiros (PSD), a intensão é que um dos três encabe-se a chapa a presidência e os outros dois estejam na composição do “chapão” como presidente de uma das comissões mais importantes como CCJ, CEOF ou CAF.
Agora cabe aos postulantes a presidência gastar saliva e gastar sola de sapato porque desta vez a Mesa Diretora da Câmara e comissões permanentes deve ter uma mudança de mais de 80% de seus membros e com certeza a esquerda terá representantes.
Enquanto os corredores falam, o governador Ibaneis Rocha (MDB) como bom estrategista tem recebido novos e antigos parlamentares diariamente em seu gabinete do Palácio do Buriti e feito a analise de cada um dos parlamentares pois o intensão é que o futuro presidente tenha como perfil a lealdade, pouca rejeição entre os pares e principalmente seja cumpridor dos compromissos.