A Administração Regional do Plano Piloto participou da audiência pública que debateu sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), realizada nesta quinta-feira (4), no Plenário da Câmara Legislativa.
Presente no debate, o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, ressalta a importância do debate amplo junto à sociedade. “ A identidade de uma cidade está diretamente relacionada à maneira como seus cidadãos se apropriam dos espaços públicos. Inclusive envolve reflexão sobre arquitetura, uso e acesso a espaços públicos, meio ambiente, moradia, lazer, segurança, entre outras questões, projetando uma cidade que acolha e reconheça a todas e todos de maneira democrática e inclusiva”, enfatizou Valdemar Medeiros.
Atualmente o PPCub divide o conjunto urbanístico da capital federal em 12 territórios de preservação (TPs), cada um com regras próprias e subdivididos em unidades de preservação (UPs), nas quais são definidos parâmetros de uso e ocupação, assim como instrumentos de controle urbanístico e de conservação.
O CUB abrange as áreas e regiões administrativas como Cruzeiro, Candangolândia, Cruzeiro, Plano Piloto, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Sudoeste/Octogonal, além do Parque Nacional de Brasília e do Lago Paranoá. O conjunto engloba locais tombados nas instâncias distrital e federal, além de inscritos como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Na ocasião, além do administrador do Plano Piloto, estiveram presentes representantes Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) e Instituto Histórico e Geográfico do DF. Além de demais representantes do GDF, prefeitos, líderes comunitários e comunidade do Plano Piloto.