Talles Barreto projeta autorização para funcionamento de farmácias dentro de supermercados


O deputado Talles Barreto (UB) é o autor do projeto de lei nº 27217/25 que autoriza a instalação e o funcionamento de farmácias e drogarias integradas às áreas de venda de supermercados, hipermercados, atacarejos e estabelecimentos similares no Estado de Goiás. O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para designação de relatoria.

- Publicidade -

A nova proposta legislativa mira modernizar a assistência farmacêutica, permitindo a instalação de farmácias em supermercados. Inspirada em modelos internacionais, segundo Barreto, a medida busca, primariamente, expandir o acesso a medicamentos essenciais, aliviar a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurar a segurança sanitária, com a devida orientação profissional.

Talles Barreto justifica que, além de representar um avanço regulatório, a medida impulsionará a geração de empregos qualificados para farmacêuticos em todo o Estado de Goiás. “Estima-se que ao menos 500 novas contratações poderão ser realizadas, a medida representará uma massa salarial anual superior a R$ 33 milhões, considerando encargos sociais e benefícios, que será injetada na economia goiana sem ônus ao erário, promovendo renda, formalização e fortalecimento da cadeia de consumo local”. 

Adicionalmente, defende o deputado, a proposta visa a fortalecer a livre concorrência, reduzindo a concentração no varejo farmacêutico e impulsionando preços mais acessíveis ao consumidor, em consonância com princípios constitucionais. “A Carta Magna atribui competência ao Estado para legislar sobre o consumo, conforme dispõe o artigo 24, inciso V e XII da Constituição Federal”, afirma Talles Barreto.   

 



FONTE GOVERNO DE GOIÁS

Comentários

Últimas