Segue para aprovação na Alego concessão de título de cidadania para ativista americana


O deputado Mauro Rubem (PT) propôs, por meio do projeto de lei nº 24571/25, conceder o Título Honorífico de Cidadã Goiana a Margaret Mary Hosty, sob o pretexto de contribuição à saúde pública, à cidadania, à solidariedade e à dignificação de centenas de vidas no Estado de Goiás. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está sob relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir). 

- Publicidade -

Mary Hosty chegou em Goiás nos anos 1990, vinda dos Estados Unidos, para dedicar sua vida ao cuidado de goianos mais vulneráveis, especialmente as pessoas contaminadas com o vírus HIV. Formada em Pedagogia pela Universidade da Califórnia (Ucla) e com especialização pela Loyola Marymount University (LMU), foi coordenadora da Comunidade Cristo Libertador e presidente do Instituto das Irmãs de São Luís no Brasil.

Em 1995, fundou a associação Grupo Aids, Apoio, Vida e Esperança (Grupo AAVE), com sede em Goiânia. O local oferece atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos; realiza visitas domiciliares e hospitalares; promove ações de geração de renda e inclusão social; e acolhe atualmente mais de 200 famílias em situação de vulnerabilidade dos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Hidrolândia, Trindade, Bela Vista de Goiás, Abadia de Goiás e Goianira.

Rubem informa que Margaret Hosty foi coordenadora da Região Centro da Pastoral da Aids entre 2003 e 2011 e membro da Coordenação Nacional da mesma pastoral por dois mandatos consecutivos. Desenvolveu ainda trabalho voluntário em instituições de referência no atendimento às pessoas com HIV, como o Condomínio Solidariedade, o Centro Penitenciário Agroindustrial de Goiás (Cepaigo) e o Hospital de Doenças Tropicais (HDT). 

O parlamentar destacou a importância da homenagem, uma vez que a ativista evangelizadora tornou-se uma referência nacional e uma líder comunitária respeitada, numa época em que o preconceito e a desinformação sobre a aids/HIV imperavam. Como ela própria escreve, inspirada no Evangelho de João: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (Jo 10,10).



FONTE GOVERNO DE GOIÁS

Comentários

Últimas