A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por intermédio de ato do presidente Bruno Peixoto (UB), divulgou na manhã desta terça-feira, 28, o edital do concurso público da Casa de Leis. Ao divulgar a informação, o presidente do Parlamento destacou que é hora dos candidatos intensificarem os estudos.
Ao todo serão 101 vagas nos cargos de Assistente Legislativo, Analista Legislativo e Policial Legislativo para compor os quadros do Legislativo goiano, mediante as condições estabelecidas no edital.
Serão reservadas 5% das vagas oferecidas no concurso a pessoas com deficiência, conforme a Lei Estadual nº 14.715/2004, e serão reservadas 20% das vagas oferecidas no concurso a candidatos negros, conforme Lei Estadual nº 23.389/2025. O certame será executado sob a responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV).
As provas serão no dia 8 de fevereiro de 2026 na cidade de Goiânia. Para todas as categorias de Analista Legislativo, o certame ocorrerá das 13 às 18 horas. Para Assistente Legislativo e Policial Legislativo o período de prova será das 13 às 17 horas. Os portões de acesso aos locais de provas de todas as unidades no dia 8 de fevereiro de 2026 serão fechados 30 minutos antes do início do exame, às 12h30. Os horários das provas serão segundo o horário oficial de Brasília.
Inscrições
As inscrições estarão abertas no período das 16 horas do dia 11 de novembro de 2025 até as 16 horas do dia 10 de dezembro de 2025. O valor da taxa de inscrição é de 195 reais para o cargo de Analista Legislativo – todas as categorias funcionais – e 120 reais para os cargos de Assistente Legislativo – todas as categorias funcionais – e Policial Legislativo. Para efetuar a inscrição, o interessado deverá acessar o endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/alego25
A isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada no período entre 16 horas do dia 11 de novembro a 16 horas do dia 13 de novembro de 2025, de acordo com o horário oficial de Brasília, quando da inscrição no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/alego25, devendo o candidato, obrigatoriamente, fazer o upload dos documentos comprobatórios.
Cargos
Para os cargos de Analista Legislativo é necessário nível de escolaridade superior. A jornada de trabalho é de seis horas e a remuneração é de R$ 10.150,33. Já para os cargos de nível médio, a jornada de trabalho também é de seis horas e a remuneração é de R$ 7.408,90.
Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas previstas no edital serão nomeados no prazo de validade do concurso público. O prazo de validade do certame será de dois anos, prorrogável por igual período, contados a partir da data de homologação do resultado final.
A prova de Redação para os cargos de Assistente Legislativo e Policial Legislativo, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no mesmo dia e horário da prova objetiva. Para o cargo de Analista Legislativo a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá em duas questões sobre quaisquer conteúdos de conhecimento específico, sendo realizada também no mesmo dia e horário da prova objetiva.
Para o cargo de Analista Legislativo, a prova objetiva terá 70 questões de múltipla escolha, sendo 28 de conhecimentos gerais e 42 de conhecimentos específicos, numeradas sequencialmente, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta.



