Entrevista: Presidente Nacional do Solidariedade, Eurípedes Júnior, fala de projetos e alianças políticas

Por Hélio Rosa

O político e empresário, Eurípedes Júnior, abriu para nossa redação as portas de sua casa no município de Planaltina para abordar 06 assuntos importantes da política

 

1. Conjuntura Política Nacional:

  • Desafios e oportunidades na política nacional, com foco na importância da estabilidade e previsibilidade para atrair investimentos

- Publicidade -

“O Brasil está em um momento promissor com grande potencial produtivo e destaque na responsabilidade climática. Reformas estruturantes são essenciais para atrair investimentos”.

BSB. Presidente Eurípedes Júnior, gostaríamos de começar com uma análise da conjuntura política nacional. Quais são os principais desafios e oportunidades que o Solidariedade enxerga para o cenário político do Brasil atualmente?

EJ. O Brasil passa por um momento promissor, os olhos do mundo estão voltados para o nosso país, isso deve ao seu potencial produtivo, mercado de consumo e, principalmente, responsabilidade climática. Naturalmente, é importante que abracemos reformas estruturantes para explorar o nosso potencial. Precisamos de estabilidade e previsibilidade para gerar credibilidade e atrair investimentos. Isso parece acontecer e a política é o instrumento fundamental que deve tratar nosso cotidiano.

2. Contribuição do Solidariedade em Goiás:

  • O papel do Solidariedade em Goiás, seu crescimento e atuação em áreas como infraestrutura.

“O Solidariedade é uma força política em Goiás, com a terceira maior bancada na Assembleia. Destaca-se na atuação do presidente do Solidariedade no Goiás, Denes Pereira, em infraestrutura e institucional para ajudar o estado no poder político em Brasília”.

BSB. Vamos falar sobre o estado de Goiás. Como o Solidariedade contribui para o desenvolvimento e as demandas específicas desse estado? Há algum projeto ou iniciativa que gostaria de destacar?

EJ. O Solidariedade se estabelece como uma das maiores forças políticas do estado de Goiás, a terceira maior bancada da Assembleia e o partido mais procurado pelas lideranças políticas dos estado. O Denes Pereira tem feito um excelente trabalho na condução da legenda e veremos o resultado na eleição de 2024, a priori e com ainda mais densidade nas eleições de 2026. Naturalmente por se estabelecer como uma força política importante, atua para contribuir com políticas públicas, hoje, desta-se atuação na área de infraestrutura e institucional para ajudar o estado em Brasília.

3. Trajetória Política e Motivação:

  • A trajetória política de Eurípedes Júnior, destacando seu papel no PROS e agora no Solidariedade.

“A criação do PROS foi um marco, colaborando em eleições presidenciais e na pauta de reformas. Planaltina se beneficiou, com cargos estaduais, conquista de votos e projeção política. Agora, a fusão do PROS com o Solidariedade traz novas oportunidades”.

BSB. Quanto à sua trajetória política, quais foram os principais momentos e conquistas que moldaram sua carreira? Como você vê seu papel na política brasileira e o que o motivou a se envolver nessa área?

EJ. Sem dúvida foi a criação do PROS, com a condução nacional desse partido, nós conseguimos colaborar com 2 eleições presidenciais vitoriosas das 3 que participamos, conseguimos pautar temas importantes na agenda política nacional, como a necessidade da reforma tributária, atenção a pessoas com deficiência, estímulo à educação de base e por aí vai. O PROS me levou para a grande política e nela pude articular ações para nossa base política e Planaltina se beneficiou com isso. Pelo PROS, fui secretário do estado do entorno, cheguei a primeira suplência de deputado federal com mais de 70 mil votos e sendo o mais votado de Planaltina Goiás e fui sondado para ser vice governador ou suplente de senador. Agora, em um novo momento, ainda mais fortalecido, com o PROS se juntando ao Solidariedade, vejo que tenho um novo e importante momento na política e os planos são ainda maiores do que foram no PROS.

4. Preparação para Eleições de 2024:

  • Preparação do Solidariedade para as eleições municipais de 2024 e a importância de candidatos fiéis ao partido.

“Planejamento para 2024 de olho em 2026 e além disso, focando em fidelidade, lealdade, projeção eleitoral e boas pautas. Seleção criteriosa de candidatos e afastamento de oportunistas”.

BSB. Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, como o Solidariedade está se preparando para participar ativamente desse processo? Há planos específicos para fortalecer a presença do partido em municípios, incluindo Planaltina, e quais são as estratégias para a escolha de candidatos a prefeito e vereadores?

EJ. Planejamos 2024 visando 2026. A eleição de 2024 será a base para a de 2026, e alguns fatores são determinantes para a nossa condução partidária: fidelidade ao partido, lealdade, projeção eleitoral e boas pautas políticas. Com essas qualidades, não tem como dar errado. Estamos selecionando nosso time com essas premissas, afastando os “traíras” e nos desvencilhando de oportunistas. Essa estratégia nacional, a gente acaba trazendo para Planaltina. Não tenho dúvidas de que vamos participar de forma decisiva na eleição municipal. Poucos são os municípios do Brasil que sentam à mesa com o presidente nacional de uma legenda para viabilizar uma campanha. Podem ter certeza de que vamos apontar o melhor caminho e ajudar a cidade a prosperar.

5. Envolvimento em Planaltina:

  • O compromisso de Eurípedes Júnior com o desenvolvimento de Planaltina e a necessidade de abordar as questões locais.
Eurípedes Júnior ao centro, à direita o jornalista Helio Rosa e à esquerda, o Presidente do Solidariedade do Município de Planaltina, João Ludugero | Foto: Lázaro Reis

“Planaltina é uma paixão e o foco é melhorar a cidade com atenção a áreas prioritárias. Esforços para trazer recursos e destaque para a cidade no cenário político”.

BSB. O município de Planaltina é sua cidade onde reside há anos. Poderia compartilhar conosco como tem sido seu envolvimento e apoio para o desenvolvimento de Planaltina? Quais são as principais questões que merecem atenção no município?

EJ. Planaltina é minha paixão. Aqui, ela me impulsionou para conquistar tudo o que almejei, de vereador à presidente da câmara, até chegarmos à presidência nacional de um partido. Sonhamos todos os dias com uma Planaltina melhor. Não é cabível ver, com o potencial do nosso povo, ano após ano, a gente tenha os mesmos problemas, as mesmas mazelas e as causas dos problemas não sejam atacadas. Durante o curto período em que estivemos, de fato, contribuindo com o governo municipal, pudemos trazer a atenção dos olhos políticos de Brasília para Planaltina, viabilizamos recursos e atenção para áreas prioritárias. Os resultados foram visíveis. Portanto, há essa vontade, a de fazer mais por Planaltina. Aliás, fazer o que Planaltina merece, tratá-la como prioridade, com responsabilidade e dedicação.

6. Cenário Político em Planaltina:

  • A visão de Eurípedes Júnior sobre o cenário político em Planaltina.

“Confiança em influenciar nas eleições em Planaltina, devido ao histórico de atenção e respeito ao município. Compromisso de ouvir a população e oferecer soluções práticas para o desenvolvimento da cidade”.

BSB. Há três maiores forças políticas no município de Planaltina disputando à prefeitura, uma delas é sua. Como você vê este cenário local?

EJ. Eu reafirmo, aqui, iremos influenciar nas eleições. Quando digo isso, não se trata de prepotência, mas sim de clareza na leitura. Responda-me uma coisa: nos últimos anos, qual foi o melhor momento da cidade? Quando ela foi mais assistida e tratada com respeito, estando na agenda política do estado e do país? A população reconhece isso. Vamos dialogar muito, ouvir as pessoas, entender suas necessidades e oferecer soluções práticas e reais. A cidade vai perceber isso, e conseguiremos construir alternativas para as eleições. Sou um otimista e vejo o potencial que Planaltina tem. Basta trabalhar e ter compromisso com o bem coletivo.

O desejo de transformar Planaltina em uma cidade mais próspera e valorizada

BSB. Mesmo nascido no DF, você é visto como um político originário de Planaltina. O que você pensa para o progresso da cidade?

EJ. Eu moro em Planaltina há décadas. Já tive oportunidade de morar em vários lugares, mas a escolhi como a minha cidade. Quero retribuir tudo o que conquistei como político e empresário no município, além de ser o Presidente Nacional do PROS, que hoje é o Solidariedade. A cidade é habitada por um povo muito trabalhador, esforçado e sonhador, que começa cedo e termina tarde. Junto a esse povo, desejo transformar o município na melhor cidade do Brasil, mudando sua característica de cidade dormitório. Pretendo valorizar suas riquezas naturais e capacidade econômica e social, oferecendo serviços de alta qualidade, tanto em políticas públicas quanto na agricultura, comércio, geração de empregos e serviços públicos excelentes em saúde, segurança, educação, transporte e muito mais.

Planos para a pré-campanha, incluindo diálogos com lideranças políticas

BSB. Nesses três meses de organização da pré-campanha, o que você planeja para Planaltina?

EJ. Vou ampliar minha agenda de diálogo com as lideranças políticas da cidade para construir juntos um projeto de desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida para nossa população. Recentemente, já iniciamos a formação de um grupo político com nomes importantes interessados em se candidatar nas próximas eleições. Nesse grupo, mostraremos que há espaço para todos, incluindo candidatos à prefeitura, vice-prefeitura, presidência da câmara de vereadores, deputados estaduais, deputados federais e secretários de estado em Goiás, bem como no Distrito Federal.

A intenção de formar uma bancada forte do Solidariedade na próxima legislatura municipal

BSB. O Solidariedade possui 5 vereadores em Planaltina. Você pretende mantê-los no partido, considerando a janela partidária que começa em março?

EJ. Vamos conversar com todos os vereadores do partido e propor a formação de uma bancada forte do Solidariedade na próxima legislatura municipal. Nas eleições anteriores em Planaltina, independentemente do partido, elegíamos vereadores. Após a transição do PROS, nossa chapa não teve dificuldades em formar a maior bancada. Agora, no Solidariedade, nosso objetivo é continuar a eleger a maior bancada de vereadores no município.

O esforço para atrair mais partidos para o projeto até as convenções partidárias

BSB. Você acredita que conseguirá atrair uma boa quantidade de partidos para esse projeto até as convenções partidárias?

EJ. Não posso garantir, mas trabalharemos para isso. Na última eleição, começamos com três partidos e terminamos com cinco aliados. Neste momento, o grupo político que estamos formando com possíveis candidatos de cargos majoritários, incluindo minha mãe, Pastora Cida, Carlinhos do Egito, Professor Zenilton e Professora Eva Márcia, cada um tem o apoio de, no mínimo, três partidos. Dessa forma, esperamos surpreender.

O legado da gestão PROS com Dona Cida na prefeitura de Planaltina, destacando realizações como infraestrutura, pagamento em dia dos salários dos servidores e equilíbrio financeiro

BSB. Qual é o legado da gestão PROS com Dona Cida à frente da prefeitura de Planaltina?

EJ. Ela poderá detalhar melhor, mas como dirigente partidário, observei de perto a reorganização municipal em apenas nove meses. Além de cuidar da infraestrutura da cidade, alguns dos feitos da gestão Dona Cida incluem pagamento em dia dos salários dos servidores, negociação e pagamento da previdência social, asfaltamento de alta qualidade que resistem até hoje às águas das chuvas, diferente dos que estão fazendo agora, que não vão aguentar as primeiras chuvas. Tivemos também a inauguração de uma UPA, que aguardava anos pra isso, as reformas em escolas, pagamentos de todos os fornecedores da prefeitura, incluindo a distribuidora de energia cuja dívida persistia há décadas. Além disso, regularizamos o CNPJ da prefeitura e ainda deixamos mais de 11 milhões em caixa. Qualquer um que visite a cidade só tem boas recomendações em relação à gestão de Dona Cida.

Presidente Nacional do Solidariedade, Eurípedes Júnior, e o jornalista Helio Rosa | Foto: Lázaro Reis
Eurípedes Júnior, na ponta esquerda, e João Ludugero, na ponta direita, com a Vou Lá Comunicação (Renatinha Schuster) e a Wikimidia Comunicação (Helio Rosa) | Foto: Lázaro Reis

Comentários

Últimas