O deputado Lucas do Vale (MDB) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 31935/25, cujo objetivo é reconhecer a Folia de Reis da cidade de Montividiu como patrimônio religioso, cultural e imaterial goiano. A matéria foi enviada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída para relatoria.
Em justificativa, Lucas do Vale destaca que “a Folia de Reis é uma manifestação de profundo enraizamento na cultura popular brasileira, com notável presença no Estado de Goiás, representando a combinação de fé, tradição, sociabilidade, memória popular, música, dança e religiosidade”.
Assim, o parlamentar defende que a medida busca preservar tradições de devoção coletiva e festas religiosas ligadas à história local. Segundo ele, a historicidade da tradição da Folia de Reis, difundida em várias regiões de Goiás, atravessa gerações e “demonstra que a festa ostenta todas as características típicas de um patrimônio imaterial: oralidade, celebração periódica, ritual coletivo, memória comunitária e importância sociocultural”, escreve Lucas do Vale.


