Por iniciativa de Lucas Calil (MDB), a Assembleia Legislativa de Goiás está analisando a possível declaração do caráter de utilidade pública à União das Abelhas (Una), grupo que promove a inclusão social em Paranaiguara, no sudoeste do Estado. A proposta tramita sob o nº 32195/25 e aguarda a distribuição para relatoria de um dos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento.
Na justificativa da matéria, o deputado explica que a Una atua, especificamente, para fornecer alimentação e moradia gratuitas às pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Tem como objetivo principal a prática da caridade cristã, pela assistência social e educativa, desenvolvendo atividades voltadas à defesa de direitos sociais, atuando de forma desinteressada em prol da coletividade”, completa Calil.
A declaração como de utilidade pública, segundo Calil, busca permitir que a entidade amplie a sua atuação institucional, fortaleça parcerias e acesse instrumentos legais que viabilizem a continuidade e a expansão das ações de interesse coletivo, consequências alinhadas às políticas públicas goianas.



