O Parlamento goiano realizará duas sessões solenes nesta segunda-feira, 15, no Plenário Iris Rezende, em tributo aos 10 anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência e a lideranças políticas históricas de Goiás. Já o auditório da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) será palco da entrega do Certificado do Mérito Legislativo, às 13 horas, por iniciativa do chefe do Poder Legislativo, Bruno Peixoto.
Mais tarde, às 15 horas, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) renderá homenagem aos 10 anos do estatuto instituído pela Lei Federal 13.145, de 5 de julho de 2015. O documento é um marco na consolidação dos direitos fundamentais e na promoção da dignidade da pessoa humana. Inspirado na convenção da ONU que pactua sobre o tema, o texto reafirma o compromisso do Brasil com uma sociedade inclusiva e acessível. A celebração dos 10 anos destaca conquistas, debates e transformações que ampliaram a percepção da sociedade sobre inclusão e direitos das pessoas com deficiência.
História de Goiás
Posteriormente, às 19 horas, ocorrerá a sessão solene proposta pelo deputado Bruno Peixoto (UB) e dedicada a políticos que marcaram a história de Goiás. Entre os homenageados está Iris Rezende (em memória), que foi governador de Goiás em dois mandatos. O primeiro período foi de 1983 a 1986, e o segundo de 1991 até abril de 1994, quando deixou o cargo para disputar o Senado. Ao longo de sua trajetória, atuou ainda como prefeito de Goiânia por quatro mandatos, ministro da Agricultura e da Reforma Agrária no Governo José Sarney (1986-1990) e ministro da Justiça no Governo Fernando Henrique Cardoso (1997-1998).
Luiz Carlos do Carmo também será homenageado. Ocupou o cargo de senador por Goiás entre 2019 e 2023, assumindo a vaga como suplente de Ronaldo Caiado em 2022.


