Na abertura da sessão solene que marca a instalação da 4ª Sessão Legislativa Ordinária da 20ª Legislatura, o deputado Gugu Nader (Avante) proferiu o discurso inicial entre os parlamentares. Ele exaltou o compromisso com a democracia, com a Constituição Federal (CF) e a independência entre os Poderes. O parlamentar se posicionou como representante da oposição e ponderou sobre o desempenho das atividades parlamentares, sobretudo neste ano eleitoral.
“Falo em nome da oposição e exercer a oposição não é se opor a Goiás. É exercer um direito constitucional, fiscalizar, propor, questionar, aprimorar políticas públicas para que o Estado avance com equilíbrio e justiça”, defendeu Nader.
O legislador registrou os avanços e reconheceu os desafios da atual Legislatura, em especial nas relações entre a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e a Governadoria. “É para enfrentar esses desafios que essa Casa existe. A Assembleia Legislativa não pode ser a extensão de governo algum. Ela é Poder independente, com a missão de legislar com responsabilidade, fiscalizar com firmeza e representar a pluralidade do povo goiano”, declarou.
Gugu insistiu na consolidação da harmonia entre os Poderes. Para ele, “independência não significa confronto, e sim maturidade institucional, harmonia com autonomia, com respeito às diferenças políticas”.
Ao encerrar sua fala, o deputado defendeu as prerrogativas parlamentares ao ressaltar o papel da Assembleia Legislativa de Goiás como espaço legítimo de debates democráticos. Ele destacou, por fim, a expectativa de um ano legislativo atento ao período eleitoral, mas que sustente a prioridade da atividade institucional.
“Que nenhum parlamentar seja tratado de forma desigual por seu posicionamento ou voto. A oposição será firme, responsável, propositiva. Nosso compromisso é com Goiás acima de qualquer projeto político. Que 2026 seja um ano de equilíbrio entre os Poderes, de fortalecimento das instituições e de respeito absoluto à democracia”, encerrou Gugu Nader.


