O deputado Gugu Nader (Avante) foi o quinto a pedir a palavra durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 21, e, da tribuna, defendeu que os governos precisam criar situações para incentivar o setor produtivo. Em seguida, ele lamentou proposta feita pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que sugere incluir a tilápia na lista de espécies exóticas invasoras. Se aprovada, a medida poderia proibir o cultivo da espécie no país.
“Os produtores de tilápia de todo Brasil soltaram uma nota ontem, criticando medidas contra animais invasores feita pelo Ministério do Meio Ambiente. Nós temos que incentivar a produtividade, temos várias cidades em Goiás que hoje tem a criação de tilápia como motor de desenvolvimento de suas regiões”, afirmou Gugu.
O parlamentar afirmou ainda que é papel do ministério se preocupar com a biodiversidade do país, mas não pode criar fatos que atrapalhem o que tem funcionado. “Por isso apresentei nesta Casa um projeto que protege a produção de tilápia em Goiás. Nós vamos conflitar com o ministério, mas precisamos produzir. Vamos fazer uma tonelada de peixe para servir às pessoas aqui na Assembleia no próximo dia 31. Será o recorde brasileiro e quero convidar a todos”, declarou Gugu Nader.