Comercialização de suplementos alimentares pode ganhar novas regras em Goiás


O deputado Mauro Rubem (PT) apresentou o projeto de lei nº 24576/25, para alterar as Leis nº 14.242/2002 sobre alimentos para fins especiais e suplementos vitamínico-minerais e nº 18.135/2013, que regula farmácias e drogarias e a venda de produtos não farmacêuticos. A proposta disciplina a comercialização de suplementos alimentares no Estado.

- Publicidade -

Entre as medidas previstas, os estabelecimentos que comercializam suplementos deverão afixar cartaz alertando sobre os riscos do consumo inadequado, manter cadastro atualizado com informações de lote, validade e registro na Anvisa, além de garantir que toda publicidade inclua o número de registro ou notificação, vedando alegações terapêuticas não autorizadas.

No caso das farmácias e drogarias, o texto determina a entrega de material informativo impresso ou digital ao consumidor, com orientações de uso e contraindicações, além da participação em campanhas educativas em parceria com a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Nutricionistas.

Na justificativa do projeto é ressaltado que o mercado de suplementos no Brasil tem registrado forte crescimento, acompanhado de alto índice de reprovação de novos produtos pela Anvisa, o que reforça a necessidade de maior controle. A iniciativa busca garantir informação clara ao consumidor, rastreabilidade dos produtos e maior segurança sanitária, sem gerar novas despesas obrigatórias para o Estado.

A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde está sob relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir).



FONTE GOVERNO DE GOIÁS

Comentários

Últimas