Uma breve garoa com vento, pouco depois das 7 horas deste sábado, 21, não impediu a população de Acreúna e região de movimentar o Centro de Abastecimento e Lazer José Marques de Araújo Baiano, que abrigou o 37o Deputados Aqui.
Enquanto o espaço enchia, o tempo logo secou e mais tarde ensolarou.
O estande da Polícia Civil, responsável pela emissão de carteira de identidade, e o da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DEP-GO), com serviços como divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, exame de paternidade, orientação jurídica e outros, estavam entre os mais procurados no início da manhã.
Também o Castramóvel da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) estava com alta procura. Mais de cem cães e gatos foram castrados antes do meio-dia e, com atendimento até o final da tarde, esse total dobrou.
O estande de vacinação, embora sem fila, tinha atendimento contínuo. No espaço, montado pela Secretaria de Saúde e pela Vigilância Epidemiológica municipais, todas as servidoras eram enfermeiras ou técnicas de enfermagem e estavam sendo oferecidas todas as imunizações do Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde.
A dona de casa Jane Kelly, 30, ficou sabendo do Deputados Aqui por folder recebido em casa. Ela foi ao evento para uma consulta oftalmológica, mas descobriu que estava com as vacinas da tríplice viral SCR e da febre amarela atrasadas e aproveitou para tomá-las.
Foram distribuídas 200 senhas para atendimento oftalmológico, 40 para consultas com dentista e 60 para consultas com clínico-geral.
Apresentações de cantores sertanejos locais, balé, capoeira (com capoeiristas tanto de Acreúna quanto de Rio Verde) e samba animaram as primeiras horas do evento.
Como em outras edições do Deputados Aqui, muitos outros serviços foram ofertados, como os da Saneago, da Equatorial, do Sebrae, do Tribunal Regional Eleitoral e sociais, além de corte de cabelo, maquiagem e curso de balões, sempre gratuitamente.
Estão sendo entregues em Acreúna, como parte do programa de regularização fundiária da Alego, 147 escrituras de imóveis – 27 delas entregues no palco do evento, de forma simbólica, e 120 nos próximos dias, por meio da prefeitura local.
Palco tem deputados, ex-deputados e condecorações
No palco, a seis deputados da Alego – Bia de Lima (PT), Cairo Salim (PSD), José Machado (PSDB), Paulo Cezar (PL), Rosângela Rezende (Agir) e o presidente da Casa de Leis, Bruno Peixoto (UB) – se somou uma série de autoridades da região, como os vereadores acreunenses, o prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal (PP), seu vice, Adélio Prado (UB), o deputado federal Dr. Zacharias Calil e cinco ex-deputados estaduais, entre eles o ex-presidente do legislativo goiano Lissauer Vieira.
Claudiomar e Adélio, assim como o ex-deputado Chico KGL, receberam a mais alta honraria concedida pela Alego, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Bruno Peixoto quebrou o protocolo e pediu que Paulo Cezar, que está se recuperando de um tumor, discursasse primeiro. Cezar elogiou a proposta do programa Deputados Aqui e o trabalho do atual prefeito de Acreúna.
Deputados da Alego então entregaram as escrituras à população e discursaram rapidamente, destacando sobretudo emendas que destinaram ao município, a maior parte delas voltadas à área da saúde.
A Secretaria de Regularização Fundiária da Alego, criada em 2025 por Bruno Peixoto, começa a atuar junto ao município que recebe o Deputados Aqui de 15 a 20 dias antes do evento, explica a assessora adjunta da pasta, Juliani Campos Morais.
Há diálogo com o prefeito para que seja autorizada a regularização de determinada área, que no caso de Acreúna foi o setor Buritis. Trabalha-se então junto a cartórios e aos moradores locais em busca de matrículas para que enfim seja obtida a Certidão de Regularização Fundiária (CRF).
Posteriormente, houve sessão solene com homenagem a mais de 900 homens e mulheres da região por relevantes serviços prestados à comunidade. Em seguida, foi servido um arroz carreteiro para toda a população.
Com 21.568 habitantes no último Censo Demográfico, Acreúna – 153 km a sudoeste de Goiânia e 81 km a nordeste de Rio Verde – é o 54º município goiano mais populoso. Em termos de PIB per capita, o município, com um valor de R$ 94.828,25, ocupa a 24ª colocação no Estado de Goiás.


