Iniciativa visa oferecer companhia e assistência especialmente às mulheres durante o período noturno
O deputado Iolando (MDB) apresentou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um Projeto de Lei (PL) visando instituir o programa “Abrigo Amigo”. Com o intuito de assegurar segurança e bem-estar aos cidadãos, especialmente durante a noite, o projeto propõe a instalação de totens equipados com tecnologia de comunicação em pontos estratégicos de ônibus.
Segundo o autor do PL, “Para o Distrito Federal, a implantação deste projeto é fundamental e contribui para a construção de uma cidade mais inclusiva e segura para todos”.
O programa prevê a interação em tempo real entre os usuários e atendentes treinados, proporcionando suporte e companhia durante a espera do transporte público. Equipados com câmera noturna, microfone e conexão com a internet, os totens permitem uma ligação de vídeo em tempo real para diminuir a vulnerabilidade até que o ônibus chegue.
Os equipamentos serão instalados em pontos de ônibus selecionados com base em critérios de demanda e segurança, determinados pelos órgãos competentes do governo local. O horário de funcionamento do programa será das 20h às 5h, enquanto durante o dia, os totens funcionarão normalmente como espaços de anúncios.
Além disso, os atendentes do programa serão capacitados para oferecer assistência e companhia aos usuários, incluindo aqueles com deficiência auditiva, e poderão acionar os órgãos de segurança pública em caso de emergência.
O projeto se inspira em iniciativas semelhantes já implementadas em outras cidades do Brasil, como São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, onde já existem 80 abrigos com totens interativos. “Propomos oportunizar essa tecnologia afim de permitir que estas mulheres sejam vistas e ouvidas durante esse período de vulnerabilidade e, assim, consigamos inibir ações criminosas, fazendo com que estas se sintam mais seguras”, afirma o deputado.
Com o “Abrigo Amigo”, busca-se não apenas oferecer segurança física, mas também promover uma sensação de proteção e inclusão, contribuindo para uma cidade mais segura e acolhedora para todos os seus cidadãos.