O Governador Ibaneis Rocha (MDB), confirmou nesta segunda-feira (26), a nomeação do atual ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Delegado da Policia Federal, Anderson Torres, que chefiou a pasta durante a maior parte do primeiro mandato de Ibaneis.
A posse de Torres, esta marcada para dia 2 de janeiro, conforme informado pelo governador Ibaneis Rocha, que pela segunda vez nomeia o policial que já tinha comandado a pasta entre 2019 e 2021.
Saiba mais sobre Anderson Torres:
Anderson Gustavo Torres é delegado de Polícia Federal. Natural de Brasília (DF), tem 45 anos e vasta experiência em ciência policial, investigação criminal e inteligência estratégica.
No período compreendido entre o início de 2019 até abril de 2021, esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, onde foi responsável pelos menores índices de homicídios da capital federal nos últimos 41 anos. Formado em Direito, Anderson Torres coordenou as principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal, em Roraima, entre 2003 e 2005.
Em sua trajetória, coordenou investigações e operações policiais voltadas ao controle de precursores químicos desviados para a produção de drogas no Brasil e na América do Sul e atuou, entre 2007 e 2008, como responsável pela atividade de inteligência da Polícia Federal na repressão a organizações criminosas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Em 2019, em reconhecimento à expressiva atuação na promoção e defesa dos direitos humanos no âmbito do Distrito Federal, recebeu o Prêmio de Direitos Humanos, e a Medalha do Mérito Buriti, pelos relevantes trabalhos prestados à sociedade e ao Governo do Distrito Federal.
No período de 2008 a 2011, teve sob sua responsabilidade a administração da parte técnica e logística da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal. Atuou também na coordenação de comissões sobre temas relacionados à segurança pública e combate ao crime organizado na Câmara dos Deputados. Antes de integrar a Polícia Federal, Torres foi papiloscopista da Polícia Civil do Distrito Federal.