O combate à dengue no Distrito Federal receberá um reforço significativo, com o anúncio de que 150 agentes de vigilância ambiental (AVAs) serão contratados para atuar nas ruas. O investimento de R$ 8 milhões pelo Governo do Distrito Federal (GDF) foi anunciado pela governadora em exercício Celina Leão durante reunião com secretários do governo, presidentes de empresas e administradores regionais realizada nesta sexta-feira (12).
Durante o encontro, foram alinhadas estratégias de prevenção e enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O reforço na equipe de agentes de vigilância ambiental é uma medida importante para intensificar as ações de controle e combate ao mosquito e, consequentemente, reduzir os casos de dengue no Distrito Federal.
Com a contratação dos novos profissionais, será possível ampliar a vigilância e ações de inspeção, promover o tratamento focal e o controle de criadouros do mosquito, além de realizar campanhas de orientação à população sobre medidas de prevenção e eliminação de focos do Aedes aegypti.
A dengue é uma doença que pode trazer sérias consequências à saúde, por isso, a atuação preventiva e o combate efetivo ao mosquito transmissor são fundamentais para a proteção e segurança da população. Com o investimento e a contratação dos agentes de vigilância ambiental, o GDF reforça o seu compromisso em enfrentar a dengue e garantir a saúde e bem-estar dos cidadãos do Distrito Federal.
A expectativa é que, com o reforço na equipe de combate à dengue, seja possível reduzir os casos da doença e evitar sua propagação, protegendo a saúde e o bem-estar da população.
Fonte: agência Brasília.