Rota do Futebol do Mercosul conecta estádios e museus para fortalecer o turismo sul-americano

Iniciativa une turismo e esporte para impulsionar o fluxo de visitantes e fortalecer a marca “Visit South America”

Ontem, dia 22 de outubro, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF) participou do lançamento oficial da Ruta de Fútbol del MERCOSUR, uma iniciativa que une esporte, cultura e turismo em um roteiro integrado entre os países sul-americanos. O projeto foi lançado ao fim da Presidência Pro Tempore brasileira à frente do bloco e marca um importante legado liderado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte.

- Publicidade -

A nova rota turística conecta os principais estádios e museus de futebol de Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia, destacando a paixão pelo esporte que une o continente e projetando o turismo esportivo como vetor de desenvolvimento econômico e integração cultural na América do Sul.

“Este é um legado que o Brasil deixa na presidência do Mercosul. Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “A Rota vai fortalecer a marca Visit South America e, consequentemente, atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil, gerando desenvolvimento e fortalecendo nossos laços culturais”, completou.

De acordo com dados da FIFA e de órgãos oficiais de turismo, mais de 60% da população sul-americana se declara torcedora ativa de futebol. Os clubes locais movimentam não apenas torcidas, mas também amplos circuitos econômicos, culturais e turísticos. Nesse contexto, os estádios de futebol se destacam como verdadeiros espaços de memória e emoção coletiva, reunindo história, arquitetura e arte popular, muitos deles já adaptados para receber turistas com museus, centros de interpretação e visitas guiadas.

A Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul nasce com o propósito de integrar arenas de reconhecido valor simbólico, atratividade turística e capacidade receptiva, com critérios que incluem relevância histórica, acessibilidade, infraestrutura e oferta de experiências turísticas.

Entre os estádios e museus que integram a primeira fase da iniciativa estão ícones como o Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena, Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Arena do Grêmio, Museu Pelé, Vila Belmiro, Arena Castelão, Estádio Mangueirão, Museu do Futebol, Museu do Flamengo e Museu do Botafogo.

O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, destacou a importância de Brasília e da Arena BRB Mané Garrincha no contexto da nova rota.

“É uma honra para o Distrito Federal fazer parte desse projeto continental. A Arena BRB Mané Garrincha é mais do que um estádio, é um símbolo da arquitetura moderna e do potencial turístico de Brasília. Participar da Rota do Futebol do Mercosul reforça nossa vocação como destino de grandes eventos e amplia nossa conexão com os países vizinhos por meio do turismo e do esporte”, afirmou o secretário.

Além de valorizar o legado esportivo sul-americano, a Rota pretende impulsionar o turismo de experiência, conectando torcedores e viajantes em torno de um circuito temático que celebra o futebol como patrimônio cultural comum e elemento de integração regional.

Comentários

Últimas