Rogério Morro da Cruz participa da primeira Troca da Bandeira abre cerimônias cívicas de 2024

Organizada pelo Governo do Distrito Federal e desta vez conduzida pelos bombeiros, a solenidade se realiza sempre no primeiro domingo de cada mês

Uma manhã ensolarada marcou a primeira Troca da Bandeira do ano, realizada neste domingo (7), às 9h30, na Praça dos Três Poderes. A solenidade é uma das maiores expressões do turismo cívico do país e ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês.

A comandante do CBMDF, coronel Mônica de Mesquita Miranda, faz a saudação de continência à corporação, durante a erimônia | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O evento é realizado de forma intercalada pelo Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e a Casa Militar do Distrito Federal. A primeira troca de 2024 foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e organizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

- Publicidade -

“É uma emoção muito grande, porque eu sou filha de militar e, quando criança, muitas vezes vim com minha família aqui prestigiar esse evento, que era no final da tarde”, lembrou a comandante do CBMDF, coronel Mônica de Mesquita Miranda. “É sempre uma alegria voltar ao meu passado, e acredito que isso não aconteça só comigo, mas com todos os brasileiros que nasceram ou que foram adotados por esta amada cidade.”

O Deputado Rogério Morro da Cruz, que tem como uma de suas bandeiras o comprometimento com causas cívicas e sociais, fez questão de destacar a importância da cerimônia. em conversa com nossa equipe, enfatizou a necessidade de preservar os valores que a bandeira representa e exaltou o papel dos cidadãos na construção de uma sociedade mais justa e unida.

A troca da Bandeira, além de ser uma tradição que une a comunidade em torno de valores comuns, destaca a importância de líderes comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa. O Deputado Rogério Morro da Cruz reforça sua presença ativa não apenas como representante político, mas como um defensor incansável dos princípios que fortalecem a identidade nacional.

Tradição mantida

Alguns dos civis presentes foram à cerimônia com a intenção de manter vínculos familiares, como o estudante Miguel Rezende, 18. Ele conta que seu avô integrava os quadros do  Exército e seu pai sempre quis continuar as tradições, trazendo a família para assistir à solenidade. “Eu acho muito legal porque é um dos monumentos mais importantes aqui de Brasília”, ressaltou o jovem.

O servidor público Eustáquio Neiva, 48, levou os seis filhos e a esposa ao evento. Morando há 30 anos em Brasília, ele conta ter sido essa a primeira vez que assistiu à Troca da Bandeira. “É um ato democrático, fortalece o nosso espírito de cidadão, e como família também; então acho que será bom para todo mundo fortalecer esse espírito cívico que é tão importante para o nosso país”, comentou.

Bárbara Batista foi ao evento para ver a participação do marido, do CBMDF: “Estou muito feliz por todos os bombeiros novos que estão aqui, e acredito que esse evento é muito importante para os civis terem contato com os militares”

Houve também quem compareceu à celebração para prestigiar os familiares que participavam. É o caso da professora Bárbara Batista, 25, que foi à cerimônia pela primeira vez para acompanhar o marido, integrante do CBMDF. “Estou ansiosa, cheguei bem cedo para pegar um lugar”, contou. “Estou muito feliz por todos os bombeiros novos que estão aqui e acredito que esse evento é muito importante para os civis terem contato com os militares. A gente vê essa rotina e todo o treinamento necessário para podermos participar neste momento”.

A Bandeira Nacional hasteada no coração de Brasília tem 286 m² e fica a 100 metros do chão, fixada em local de destaque. É considerada o símbolo mais importante da nação, e ostenta, na base do mastro, a inscrição: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.

Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto – Com adaptações

Comentários

Últimas