O PDT-DF oficializou, na manhã desta quarta-feira (19), a filiação do professor Rafael Parente, ex-secretário de Educação do Distrito Federal e candidato ao GDF em 2022. O ingresso de Parente na legenda, comandada pela senadora Leila do Vôlei, é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido para formar um grupo competitivo e alinhado a projetos de longo prazo para o DF.
O PDT-DF tem buscado quadros com trajetória sólida e compromisso social. A presidente do partido, senadora Leila, afirmou que sempre enxergou no professor os mesmos propósitos que a levaram à política. “Sempre vi no olhar e nas ações do professor Rafael os mesmos propósitos que me trouxeram para a política: fazer a diferença no Distrito Federal e na vida das pessoas. Ele tem a cara do PDT. Vive e trabalha pela educação 24 horas”, disse a parlamentar ao dar boas-vindas ao novo correligionário.
Além da experiência em gestão pública, o professor Rafael Parente chega ao PDT com a defesa histórica da educação integral e da justiça social, temas que se conectam às bandeiras pedetistas e ao legado de Leonel Brizola. “A educação integral de qualidade é o caminho para um Brasil mais justo. Vi escolas públicas e professores fazendo milagres com poucos recursos, e acredito que a política pode garantir às escolas condições para que cada jovem desenvolva todo o seu potencial, refletindo em uma sociedade melhor.”
Desde que Leila assumiu a presidência do PDT-DF, em março de 2023, a legenda filiou 800 pessoas. Nos próximos dias, o partido deve lançar o edital de convocação para a primeira Convenção Distrital, onde os correligionários se reunirão para alinhar as estratégias eleitorais para 2026.
*Currículo*
Rafael Parente é PhD em Educação pela New York University e pesquisador de pós-doutorado em IA na educação, investigando os impactos éticos e pedagógicos das novas tecnologias na formação e na identidade docente. Foi o primeiro brasileiro a se apresentar como palestrante oficial no SXSW EDU. Atualmente, é como diretor-executivo do Instituto Salto, onde combina sua expertise acadêmica com experiência em políticas públicas para impulsionar inovações educacionais em escala. É coautor de livros, colunista do jornal Zero Hora e pesquisador do NEES/UFAL.


