Mesmo com a fome insaciável de alguns parlamentares e do partido da vice-governadora Celina Leão o governador Ibaneis Rocha, tem sido bem criterioso na divisão dos espaços no Poder Executivo.
Ibaneis que se tornou um fenômeno politico mesmo com a curta carreira que se iniciou em 2018 quando foi eleito governador do DF, tem mostrado sua habilidade indiscutível em apenas quatro anos aprendeu como fazer politica e de uma tacada só tirou os caciques que por décadas deram as cartas em nossa capital.
Na eleição deste ano deu fim ao sonho de Izalci, Leila, família Arruda e Paulo Octavio de ocuparem a cadeira do Buriti todos os nomes acima tem envolvimento com as entranhas politicas e são nomes consolidados tendo ocupados vários cargos em suas carreiras.
Ibaneis entra para a história como o primeiro governador reeleito em primeiro turno, sabendo quem é quem e quais as cobras precisa neutralizar para não ser vitimas do jogo da velha politica, tem demonstrado habilidade e fazendo o equilíbrio das forças para compor seu próximo governo que terá inicio em 1º de janeiro de 2023.
Algumas secretarias terão novos nomes no próximo ano e isso já esta batido o martelo dentre elas Secretaria de Esporte sai do comando de Celina Leão e vai para o Republicanos, Agricultura terá a indicação do PL, Secretaria da Mulher permanece com o MDB e será indicação do governador Ibaneis Rocha, Samambaia ainda em negociação mas deve ser ocupada pelo Deputado Distrital Joaquim Roriz Neto, Gustavo Ayres comandará uma grande administração regional, Rogério Rosso (PP) foi confirmado como um dos diretores da ADASA.
Como reconhecimento de lealda o atual vice-governador Paco Britto assume em primeiro de janeiro a Secretaria Internacional, que terá importante papel, fazendo parcerias com outros países para que novas tecnologias cheguem ao DF.
Câmara Legislativa
O governador também tem acompanhado de perto as nogociações para a mesa diretora do legislativo local que já que seu partido possui três nomes para assumir a cadeira de presidente.