Muitos acreditam que cartola só exista em grandes times de futebol, ledo engano, no Poder Legislativo local alguns pretendentes a esperto, tentam de todas as formas escalar o time que vai trabalhar com os novos parlamentares a partir do dia 1º de janeiro.
Aos novos parlamentares segue o conselho: muita calma nesta hora não sejam incautos antes de nomearem os indicados vindo de cartolas que habitam a décadas no Poder Legislativo local façam uma pesquisa porque depois de nomeados é mais difícil retirar do time que seguirá até 2026.
Mas um fato tenebroso vem acontecendo nessa ambientação parlamentar e causando bastante estranheza aos assessores da Câmara Legislativa: cartolas estão retirando assessores qualificados e capacitados para indicar seus “jogadores”, sim, jogadores, pois na próxima eleição a turma costuma jogar no time que seu cartola indicar e não no parlamentar que o empregou.
A coisa está feia e alguns assessores que já estavam até mesmo em fase de teste para ingressar em um novo gabinete no próximo ano foram abatidos pelos cartolas que indicam mais do que qualquer parlamentar, sem nunca ter tido um mandato. Agora resta saber se os novatos vão cair no conto do vigário.