Equipe Ascom
(Brasília – 24/4/2023) – Entre a noite de quinta-feira (20) e a madrugada de segunda-feira (24), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal autuou 44 condutores que estavam dirigindo sob influência de álcool. Dois deles foram conduzidos à delegacia, um por desacato e outro por estar com índice alcoólico considerado crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
Além das autuações por alcoolemia, 16 condutores foram flagrados sem habilitação e outros 87 foram notificados por irregularidades diversas. As blitzes ainda resultaram na remoção de 33 veículos aos depósitos da autarquia.
As ações de fiscalização integram a Operação Trânsito Seguro e foi realizada no Setor de Clubes Sul, Ceilândia, Guará e Plano Piloto.
Balanço
De janeiro a março deste ano, 5.323 condutores foram autuados pelo Detran, PMDF e DER por dirigirem sob influência de álcool, ou outra substância psicoativa que determine dependência ou por se recusaram a realizar o teste do etilômetro, conforme previsto nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro.
As infrações são gravíssimas e resultam em multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até que um condutor habilitado seja apresentado para conduzi-lo. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, a multa é aplicada em dobro.