Leila do Vôlei anuncia curso de formação política e confirma pré-candidatura ao Senado

O PDT reuniu seu Diretório Nacional neste sábado (6), no Rio de Janeiro (RJ), para consolidar o planejamento estratégico e avançar na formação de chapas competitivas nos estados. O encontro debateu ações voltadas para ampliar as bancadas do partido no Congresso Nacional e garantir o cumprimento da cláusula de barreira nas eleições de 2026.

A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF), presidente da sigla no Distrito Federal, reafirmou sua pré-candidatura ao Senado em 2026 e anunciou uma iniciativa inédita: o lançamento de um curso de formação de lideranças políticas, desenvolvido pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP). O Distrito Federal será a primeira unidade da federação a receber o programa, previsto para o primeiro semestre de 2026.

- Publicidade -

Leila destacou que o PDT no DF está ampliando e fortalecendo suas bases para eleger um deputado federal, dois deputados distritais e assegurar sua própria volta ao Senado. “Não podemos abrir mão da nossa essência e energia. Seguimos lutando pelas nossas ideias e buscando a proposição de pautas efetivas para o povo. Estamos reconectados com as bases para vencer”, afirmou. “Estamos em diálogo constante com os partidos do campo progressista e buscando convergências com partidos de centro.”

Com a presença da Executiva Nacional, presidentes estaduais, prefeitos, parlamentares e representantes dos movimentos internos, o encontro lotou o auditório da sede nacional do PDT. As discussões envolveram conjunturas locais, o fortalecimento dos movimentos partidários e a construção de ações integradas de formação e mobilização.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ressaltou a força e a independência do partido, afirmando que a legenda seguirá sem formar federação com outras siglas. Ele avaliou o crescimento do PDT e seu potencial para ampliar as bancadas em 2026. “Nós temos que sonhar e acreditar nas nossas ideias. O Trabalhismo tem uma história única. Nenhuma federação deu certo até hoje. Faremos, sim, alianças para avançar, mas comigo na presidência o PDT nunca será puxadinho de ninguém”, declarou. Lupi também anunciou a filiação do ex-senador e ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates, marcada para a próxima sexta-feira (12), em Natal (RN).

Resolução aprovada

Durante a atividade, o colegiado aprovou uma resolução proposta pela Ação da Mulher Trabalhista (AMT), que reserva 30% dos cargos no Executivo e no Legislativo para filiadas do movimento. O texto também estabelece critérios sobre o uso do Fundo Partidário, do Fundo Eleitoral e determina procedimentos para prevenir e combater a violência de gênero dentro das estruturas partidárias.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por PDT (@pdt_df)

Comentários

Últimas