Para conhecer o projeto de implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) do Governo do Distrito Federal, um grupo de representantes do Governo de Sergipe veio participar de uma reunião com integrantes da Unidade Central de Gestão de Processo Eletrônico e Inovação (Ugpel) da Secretaria de Economia (Seec-DF).
O encontro foi conduzido pela chefe da Ugpel, Lucirene de Almeida Carneiro, que explicou as fases, o histórico da implantação desde a instalação centralizada, a normatização, até estratégia de comunicação e capacitação na aquisição de equipamentos até a infraestrutura da tecnologia da informação.
“O SEI amplia consideravelmente a transparência nos sistemas eletrônicos dentro da administração direta, indireta e secretarias de estado”
Lucirene de Almeida Carneiro, chefe da Ugpel
“O SEI amplia consideravelmente a transparência nos sistemas eletrônicos dentro da administração direta, indireta e secretarias de estado”, pondera Lucirene. “A implantação do sistema melhorou e agilizou muito a gestão administrativa em todos os órgãos, reduzindo desperdícios de equipamento e de pessoal. A modernização do sistema alterou, por exemplo, o tempo de processo de aposentadoria de 8 meses para 1 mês,” explicou.
Lucirene explicou ainda que o cronograma de implantação exigiu um plano de capacitação de servidores públicos para também servirem de multiplicadores. No canal do YouTube do SEI há um tutorial com o passo a passo para acessá-lo.
A secretária de Fazenda de Sergipe, Sarah Tarsila Araújo, ponderou que o investimento é grande, mas vai valer a pena. “Entendemos que haverá muito trabalho para implementar o sistema, tanto em treinamento quanto em infra estrutura tecnológica, mas isso vai reduzir custos e melhorar a desburocratização para a população em geral”, afirma.
Atualmente, 116 órgãos do GDF fazem parte do SEI-GDF, com 179 mil usuários internos e mais de 149 mil usuários externos se beneficiando deste sistema.
O secretário-executivo de Gestão Administrativa da Seec, Ângelo Roncalli, festejou o fato de contribuir com informações para outros estados. “Estamos orgulhosos em servir de exemplo no funcionamento dessa ferramenta tão importante para a automatização de informações entre os entes públicos”, disse ele.
“Hoje o SEI está presente em vários estados e permite a tramitação de documentos de um estado para outro por meio eletrônico. Temos agilidade e eficiência administrativa que só ajuda o serviço público”, ressaltou.
O SEI está disponível no endereço.
*Com informações da Secretaria de Economia