Eventos de sucesso: mobilização e proximidade com a comunidade garantem adesão e participação ativa.

Como se costuma dizer, nada acontece por acaso. Ao analisarmos iniciativas exitosas e fracassadas, por exemplo, não há como não pensar nos três pilares que determinam o sucesso de um evento, que são, fundamentalmente, um planejamento minucioso, uma execução impecável e uma análise rigorosa dos resultados. Esse é um conceito quase universal, mas não há como desconsiderar a importância vital da conhecida mobilização, especialmente quando falamos de eventos institucionais de governo.

Originária do Latim, mobilis, diz respeito àquilo que pode mudar de lugar. Aquilo que é capaz de mover, deslocar. Aplicado ao momento em referência, é a convocação e estimulação da população ou de determinados grupos sociais para que participem de alguma atividade cívica e/ou política. O último final de semana foi marcado por eventos importantes nas regiões administrativas de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. Nos dias 25 e 26 (sexta-feira e sábado), a Secretaria de Justiça promoveu o GDF Mais Perto do Cidadão, uma ação que impactou positivamente a comunidade do Pôr do Sol. No dia 26, com a presença do governador Ibaneis Rocha, foi a vez de o GDF entregar a primeira etapa do Parque Urbano do Setor O, em emocionante solenidade.

- Publicidade -

A adesão maciça e entusiasmada da comunidade a ambos os eventos foi resultado da mobilização e proximidade dos administradores Dílson Resende, de Ceilândia, e Cláudio Ferreira, de Sol Nascente/Pôr do Sol. A presença ativa e engajada desses gestores demonstra a importância de uma administração municipal próxima da população, ouvindo suas necessidades e agindo em prol do bem-estar comum. A participação e o engajamento dos moradores nos eventos comprovam a relevância de se promover iniciativas que integrem e fortaleçam a coletividade. A interação entre administradores e moradores é essencial para construir uma cidade mais unida, inclusiva e participativa.

Conforme Cláudio Ferreira, “O sucesso do evento só foi possível graças à parceria com as lideranças locais, que desempenharam papel fundamental na divulgação e mobilização da comunidade. Sem essa união, não seria possível alcançar nosso principal objetivo, que é levar os serviços públicos e promover o bem-estar da população. Também registramos nosso agradecimento à Secretaria de Justiça e Cidadania e a todos os órgãos envolvidos, que demonstraram, mais uma vez, o compromisso comum de prestar um serviço de excelência à população”.

Para o administrador de Ceilândia Dílson Resende, a proximidade geográfica entre as duas cidades, além do fato de o Sol Nascente/Pôr do Sol ser originário da área ceilandense, traz afinidades bem positivas: “Se você andar pelas ruas, tem um lado que é Ceilândia; do outro, é Sol Nascente ou Pôr do Sol. Então, as administrações trabalham em conjunto, e as lideranças comunitárias são comuns também. E a inauguração do parque mostrou muito essa união. Em dado momento algumas pessoas tentaram ser donas do processo, e a população rapidamente se uniu e chamou para si o protagonismo, pois é a comunidade que tem essa legitimidade.”

Segundo a Assessoria de Comunicação Social da Sejus-DF, foram registrados 6431 atendimentos nos diversos serviços oferecidos à população pelo GDF Mais Perto do Cidadão, nos dias 25 (de 9 às 16h) e 26 (de 9h às 12h). Na inauguração da primeira etapa do Parque Urbano do Setor O, estiveram presentes ao evento em torno de 2000 pessoas, sem contar o público circulante, que durante todo o dia aproveitou para conhecer o parque, praticar atividade física e se divertir.

Comentários

Últimas