Com foco no produtor rural, Deputado Pepa celebra entrega de infraestrutura hídrica em Planaltina

A inauguração da primeira etapa das obras de modernização da infraestrutura hídrica no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina, neste sábado (4), representa um marco para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável no Distrito Federal. A entrega de cerca de 6,5 km de canais de irrigação e 60 tanques lonados — com capacidade total de 25 milhões de litros de água — é mais do que uma obra de infraestrutura: é uma política pública concreta que garante dignidade, autonomia e previsibilidade para os pequenos produtores rurais da região.

O governador Ibaneis Rocha destacou que essa iniciativa representa segurança hídrica para quem produz o alimento que chega à mesa dos brasilienses. “A gente faz desde a ponta, no plantio, e também utilizamos os nossos programas para a compra desses alimentos para fornecer merenda escolar de qualidade para os nossos alunos”, afirmou, reforçando o compromisso do governo com uma cadeia produtiva sustentável e integrada ao bem-estar social.

- Publicidade -

A obra, que beneficiará diretamente 300 famílias de 247 propriedades, é resultado de uma política de governo que acredita na força do campo e no papel estratégico do meio rural para garantir soberania alimentar e desenvolvimento regional. Ao assegurar água de forma contínua, a gestão Ibaneis Rocha responde a uma demanda histórica da comunidade e abre caminho para o aumento da produção local.

O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, ressaltou o impacto ambiental positivo da ação: “Além de garantir água para irrigação durante todo o ano, reduzimos a captação direta dos córregos e canais, ajudando a preservar os recursos hídricos e beneficiando também a população urbana.”

Com apoio da Comissão de Produção Rural e Abastecimento (CPRA), presidida pelo deputado Pepa, o projeto evidencia o papel do Legislativo e do Executivo atuando em conjunto em prol da população.

A entrega da primeira etapa é apenas o começo: ao final da obra, serão 16,5 km de canais e 247 reservatórios, consolidando uma estrutura robusta para impulsionar o desenvolvimento agropecuário do Distrito Federal. Com ações como essa, o DF avança na construção de uma capital mais autossuficiente, sustentável e justa para todos.

Comentários

Últimas