Morre Vatanábio Brandão, homem de confiança de Roriz

Caio Barbieri, Jornalista e colunista, portal GPS

Morreu, nesta quarta-feira (15), o ex-secretário de Trabalho do Distrito Federal Vatanábio Brandão, um dos mais próximos aliados do ex-governador Joaquim Roriz (1936-2018). Ele foi vítima de uma pneumonia.

- Publicidade -

“Vata”, como era conhecido no reduto rorizista, foi um dos principais “coringas” do primeiro escalão, por sempre ser acionado quando o então governador alimentava alguma preocupação sobre questões sensíveis do então governo.

Professor de formação, Vatanábio dispensou o prestígio com o ex-governador, que teve histórico de lançar nomes na política, para se dedicar à atuação nos bastidores e nas articulações políticas.

Além de secretário de Trabalho, Vatanábio comandou a pasta de Coordenação das Administrações Regionais (Sucar) e também a de Assuntos Sindicais. Foi administrador do Paranoá, de Planaltina – sua cidade de origem – e de Águas Claras. Foi condecorado com o título de Cidadão Honorário de Brasília.

Ao ser impedido de disputar o governo em 2010, pela Lei da Ficha Limpa, Roriz escalou Vatanábio para ajudar a coordenar a campanha da ex-primeira-dama Weslian Roriz ao governo, mas que acabou derrotada por Agnelo Queiroz (PT).

Em 2014, chegou a ser assessor de Liliane Roriz, filha do ex-governador, que havia assumido mandato como deputada distrital. Pediu o desligamento do cargo para tratar da própria saúde.

Meu pai era um homem de ideias e de trabalho. Dialogava longas horas com a família, com o pessoal do trabalho, com os amigos. Tinha uma voz forte, gostava de ouvir as histórias dos outros; e era sempre um prazer ouvir as suas. No tempo livre, que era pouco, criou muitos objetos para a família e para os amigos numa oficina que equipou ao longo dos anos no quintal de casa. Era talentoso também nisso. Generoso, compartilhou conosco histórias e experiências, mas também mesas e cadeiras que ele mesmo criava.“, disse ao GPS o filho, Thiago Brandão.

Vatanábio deixa a esposa, Cleide, os filhos Thiago e Raphael, além dos netos Francisco e Lívia.

A cerimônia de despedida está marcada para sexta-feira (16), das 9h às 15h, na Igreja de São Sebastião, a mais tradicional de Planaltina (DF). O sepultamento ocorre às 16h, no Cemitério de Planaltina.

  • A imagem de destaque foi reproduzida do blog Rádio Corredor, do jornalista Odir Ribeiro

Comentários

Últimas