Gabinete do deputado Rogério Morro da Cruz promove parceria inédita visando o protagonismo feminino na ciência

Nesta terça-feira, 19 de novembro, a assessoria do deputado Rogério Morro da Cruz participou de uma importante reunião na Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF. O encontro contou com a presença do Secretário Leonardo Reisman e do Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Villain, além de representantes acadêmicos e institucionais da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Brasília (IFB), cujo objetivo foi o de discutir iniciativas voltadas à capacitação de mulheres e o fortalecimento do protagonismo feminino nas áreas de ciência e tecnologia no Distrito Federal.

Participaram do encontro a Reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), professora Veruska Machado, o assessor da reitora, professor Adilson César de Araújo, o diretor do campus do IFB de São Sebastião, professor Robson Caldas de Oliveira, o professor João Gabriel Rocha Silva, a professora Luana Cristina Wouk, do Instituto de Física da UnB; a professora Renata Aquino, da UnB, campus de Planaltina, e o assessor do Deputado Rogério Morro da Cruz, João Marcelo Marques Cunha. Durante o encontro, foram apresentados dois projetos formativos: “Elatech: Transformando Mulheres e Meninas com Tecnologia” e ”Meninas e Mulheres na Nanotecnologia”.

- Publicidade -

O programa Elatech será desenvolvido pelo IFB de São Sebastião e prevê a formação de quatro turmas — duas voltadas à Robótica e Cultura Maker e duas ao Desenvolvimento de Aplicativos —, atendendo 30 alunas em cada turma, e visa promover o aprendizado prático em tecnologia. Já o projeto Meninas e Mulheres na Nanotecnologia será implementado em escolas públicas do Distrito Federal, com atividades iniciais em duas escolas de São Sebastião, introduzindo as participantes às ciências exatas e incentivando carreiras científicas e tecnológicas.

As iniciativas encontram-se em fase de estudos para a formalização de um convênio inédito no Distrito Federal, configurando-se como o primeiro a ser regido pelo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, instituído pela Lei Federal nº 13.243/2016. Esse convênio deverá envolver a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, a UnB, o IFB e a Finatec, fundação de apoio à pesquisa vinculada à UnB, e será custeado por recursos oriundos de emendas parlamentares de autoria do Deputado Rogério Morro da Cruz.

O referido parlamentar, autor da Lei nº 7.400/2024, que institui a Política Distrital de Incentivo ao Protagonismo das Mulheres na Ciência, destacou a relevância das iniciativas. “Estamos construindo um novo horizonte de oportunidades para as mulheres do Distrito Federal ampliando horizontes para que possam ingressar e se destacar no universo da ciência e tecnologia. Esses projetos representam avanços concretos para a inclusão e a equidade. Agradeço ao Secretário Leonardo Reisman pela receptividade e dedicação, e à Universidade de Brasília, ao Instituto Federal de Brasília e à Finatec pela parceria e pelo compromisso com essa causa de tamanha relevância”.

Comentários

Últimas