Licitação do Lote 1 recomeça após ajustes; a do Lote 2 tem publicação prevista para janeiro.
O Governo do Distrito Federal (GDF) republicou nesta sexta-feira (12 de dezembro) o edital de licitação para as obras do Lote 1 do Pôr do Sol. A iniciativa retoma o processo iniciado em julho, que havia sido suspenso pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para ajustes no edital e no termo de referência. A suspensão visava adequações técnicas e normativas ao projeto original. Após a revisão e nova análise do órgão de controle, o certame foi liberado e o edital republicado.
A republicação do edital permite dar prosseguimento à contratação da empresa responsável pelo Lote 1, abrindo caminho para o início das obras. O investimento inicial previsto é de R$ 86,5 milhões para a implantação de infraestrutura urbana completa, incluindo pavimentação, meios-fios, calçadas, sinalização horizontal e vertical, galerias de águas pluviais, bacias de detenção e dispositivos dissipadores.
“O GDF está empenhado e comprometido em executar as obras e melhorar a vida das pessoas que residem e trabalham no Pôr do Sol. O processo licitatório leva de 120 a 180 dias para ser concluído. Os recursos para a obra estão garantidos e nossa previsão de início é para o próximo período de estiagem”, detalhou o secretário de Obras do DF, Valter Casimiro.
Casimiro esclarece que o edital para a contratação da empresa responsável pela execução das obras do Lote 2 tem publicação prevista para janeiro do ano que vem. “Na semana passada, em reunião com líderes comunitários da região, destaquei que nossa meta é iniciar as obras dos dois lotes em 2026. Não mediremos esforços para iniciar as obras o quanto antes”, pontuou.
A obra será executada em dois lotes. No total, o projeto prevê a pavimentação de 150 vias urbanas, o que representa 27 quilômetros de novo pavimento. Além disso, o conjunto de obras inclui 22 quilômetros de redes de drenagem pluvial, 5 quilômetros de ciclovias e a construção de 93 mil metros quadrados de calçadas em concreto, oferecendo mais segurança e acessibilidade para pedestres e ciclistas.
Para o administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira: “As obras do Pôr do Sol são uma antiga e justa reinvindicação da população. E é possível sentir pelo ânimo de lideranças locais, a motivação que essa notícia trouxe para a comunidade. Trata-se de um conjunto de obras de infraestrutura que vai mudar a vida das pessoas e valorizar ainda mais a localidade.”


