Operação de combate à dengue recolheu cerca de 132 toneladas de entulho, na Vila Telebrasília

A ação do Governo de Brasília em parceria com a Administração do Plano Piloto contou com diversos órgãos do GDF. O mutirão retirou de áreas públicas e ruas da região, pneus velhos, móveis e utensílios domésticos em desuso, resto de obras, embalagens plásticas e lixo verde.

O Governo do Distrito Federal juntamente com a Administração do Plano Piloto, em parceria com diversos órgãos do GDF, realizou a operação de combate à dengue, na Vila Telebrasília, nesta sexta-feira (2/02). A ação durou dois dias e recolheu cerca de 132 toneladas de entulho de áreas públicas e ruas da região como, pneus velhos, móveis e utensílios domésticos em desuso, resto de obras, embalagens plásticas e lixo verde.

- Publicidade -

O mutirão percorreu toda cidade com a aplicação de fumacê, além de orientar os moradores e inspecionar terrenos para combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti que transmite dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. A força-tarefa contou com cerca de 100 agentes entre equipes da R.A, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SLU, Vigilância Ambiental em Saúde, Novacap e GDF Presente.

As equipes também identificaram 12 carcaças abandonadas que serão recolhidas em ação conjunta com os órgãos competentes.

O administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, ressalta que a operação começou pela Vila Planalto, na semana passada, e a previsão é contemplar as regiões da Asa Sul, Norte e Noroeste

“ Recolhemos das ruas da Vila Telebrasília todo tipo de entulho, principalmente móveis e utensílios domésticos, que infelizmente nesta época do ano as pessoas tendem a descartar de forma incorreta. Faço um apelo a toda comunidade que colabore e não faça o descarte em locais adequados”, faz o apelo o administrador.

Moradora há 30 anos na região, Márcia de Souza, de 61 anos, alerta que muitas vezes a comunidade não ajuda no combate à dengue. “ Essa é uma responsabilidade de todos os moradores! É preciso saber quando descartamos sofás, televisões e armários em algum terreno esse material vai atrair sujeira e doenças como a dengue. É preciso saber que também temos a responsabilidade de descartar o móvel velho de forma correta”, diz a moradora.

Comentários

Últimas