CAFÉ COM PIMENTA: AS FORÇAS POLÍTICAS DA CLDF

Renata Poli
Jornalista; Analista Política, Redatora da Coluna Café com Pimenta;

As especulações sobre a futura mesa diretora são muitas;mas algum , dentre os requisitos básicos, pode ser decisivo para que o partido possa tentar uma das cinco vagas.

O primeiro é a maior quantidade de parlamentares em cada bloco partidário ; os que conseguirem reunir cinco ou mais deputados já podem estar participando da disputa por uma das cadeiras do conhecido quinto andar. Ter boa relação com o palácio do Buriti também vai contar bastante na disputa.

- Publicidade -

Duas vagas já estão praticamente definidas : a presidência, que ficará no comando de um dos três MDBistas , sendo Hermeto o favorito devido a seu desempenho como líder do governo; o PT deve ficar com a vice-presidência. Já os cargos de primeiro, segundo e terceiro secretários ainda não há uma definição de qual partido ocupará a cadeira , estando na disputa PL , com quatro deputados, sendo naturalmente uma liderança partidária forte.
Os demais partidos deverão fazer composição para formação de blocos partidários e ai quem tiver mais habilidade vai conquistar uma das cadeiras ainda à disposição no poder legislativo.

Dos atuais membros da mesa diretora , somente Robério Negreiros (PSD) e Iolando foram reeleitos em 2 de outubro; e com a nova composição de forças que está sendo desenhada a possibilidade da mesa ter cem por cento de renovação é latente.

Os partidos e parlamentares que não forem escolhidos para a Mesa Diretora entram na disputa pela eleição das comissões permanentes.

Comentários

Últimas