O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu subir o tom na disputa eleitoral do Distrito Federal e, segundo declarações públicas de aliados, descartou apoiar o governador Ibaneis Rocha como candidato ao Senado em 2026.
Em entrevista à Jovem Pan, o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) afirmou que Bolsonaro já declarou apoio à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e à deputada federal Bia Kicis como pré-candidatas ao Senado pelo PL no DF. O gesto foi interpretado como um claro movimento de isolamento político de Ibaneis dentro do campo conservador.
A sinalização também amplia a tensão entre o Executivo local e o PL no Distrito Federal, partido que possui uma das maiores bancadas na Câmara Legislativa, com três parlamentares. O clima, que já vinha sendo descrito como instável nos corredores do Buriti, tende a azedar nos próximos dias.
Nos bastidores, o cenário cria ainda um dilema para a vice-governadora Celina Leão. Cotada como pré-candidata ao Governo do DF, ela terá de definir seu posicionamento na corrida ao Senado, especialmente diante da possibilidade de contar com o apoio de Michelle ao Palácio do Buriti — o que a colocaria em uma equação delicada, já que a ex-primeira-dama surge como concorrente direta de Ibaneis na disputa pela vaga.


