_Medida visa aprimorar controle das demandas, aperfeiçoar o atendimento à população e reduzir filas._
Com o objetivo de otimizar os serviços da Rede de Assistência Social do Distrito Federal, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai realizar o agendamento dos atendimentos socioassistenciais de suas unidades em um novo formato, mediante acesso: pelo site da Sedes (www.sedes.df.gov.br), pelo telefone 156 e, na segunda-feira (12), em oito agências do Banco de Brasília – BRB.
São elas:
📌 Agência Ceilândia Norte
(QNN 25, conj. C, lotes 2/4)
📌 Agência Samambaia
(QN 206, lote 01, conj A)
📌 Agência Paranoá
(Praça Central, Área Especial, Lote 2)
📌 Agência Santa Maria
(Quadra Central 01, lote 10, bloco B)
📌 Agência P Sul
(Quadra Central, conj C, lote 24, ADE Centro Norte)
📌 Agência Planaltina
(SHD, bloco J/A)
📌 Agência São Sebastião
(Centro de Multiatividades, lote 6, centro)
📌 Agência Recanto das Emas
(Quadra 203, lote 15 , avenida Recanto das Emas)
O horário de funcionamento das agências será de 8h às 16h.
Os agendamentos serão realizados para o mês de dezembro, em unidades que ainda possuem vagas para este mês, bem como para a primeira quinzena do mês de janeiro de 2023, em todas as unidades da Secretaria (29 CRAS, 14 postos da Organização da Sociedade Civil parceira, 7 Postos do “Na Hora”, Posto Avançado do Setor Comercial Sul). Serão, ainda, disponibilizadas vagas de atendimento em mutirões e ações concentradas organizadas pela Secretaria sempre que necessário.
A mudança da sistemática é uma etapa necessária à ampliação dos meios de agendamento disponíveis à população do Distrito Federal, que está sendo implementada pela SEDES.
Desse modo, não mais serão realizados agendamentos diretamente nos CRAS. Contudo, a recepção das unidades estará apta a orientar os usuários da Assistência Social na realização dos agendamentos via site.
Atrelado à alteração da sistemática de agendamentos, a Secretaria executa um ousado projeto de crescimento do número de CRAS no Distrito Federal, que representa um incremento de mais de 30% na rede instalada, com abertura de novos espaços e contratação de novos servidores públicos.
Importante ressaltar que para as solicitações a seguir relacionadas NÃO há necessidade de agendamento, devendo o interessado COMPARECER DIRETAMENTE a uma das unidades de CRAS:
📌 Atendimentos relacionados a BPC;
📌 Carteirinha do Idoso;
📌 Auxílio por Morte;
📌 Auxílio Natalidade;
📌 Declaração de Isenção para 2ª via de RG;
📌 Auxílio na obtenção de documentação civil.
“Em razão da pandemia e do consequente aumento da busca por atendimentos socioassistenciais, a Secretaria vem fazendo as gestões necessárias para a melhoria do atendimento à população. A nova sistemática de agendamento visa aperfeiçoar o atendimento, com a ampliação e/ou redistribuição de vagas entre as unidades. Além disso, o agendamento nas agências do Banco de Brasília (BRB), pelo site e pelo telefone 156 pretende evitar que a população enfrente filas para ser atendida”, explica a Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
“A medida vai permitir um atendimento de mais qualidade para as famílias em vulnerabilidade social. O agendamento via site, pelo telefone 156, e a parceria com o Banco de Brasília (BRB) irão reforçar e ampliar o processo de agendamento das famílias aos serviços socioassistenciais. Nosso objetivo é melhor aproveitar a força de trabalho especializada da assistência social e, com isso, reduzir o tempo de espera por atendimento”, reitera a gestora.
Novo sistema
Além do agendamento direto no site da Secretaria, as vagas poderão ser preenchidas via telefone 156, com atendimento humano e pessoalmente em oito agências do BRB, para facilitar o acesso às pessoas que não conseguem agendar pela internet, seja por exclusão digital, ou por dificuldades na compreensão do sistema.
É importante ressaltar que essas agências farão o agendamento presencial apenas na segunda-feira (12). Já pelo telefone 156 e pelo site serão abertas novas vagas diariamente.
Ao acessar um dos canais indicados, o cidadão já vai ser informado sobre o dia e o horário do atendimento, que acontecerá no mais tardar em janeiro.
Realizado o atendimento socioassistencial, não há necessidade de novos agendamentos. A solicitação deve ser acompanhada pelo aplicativo e-GDF, mediante inserção do número do CPF.
“Ao realizar o agendamento, o beneficiário dos programas sociais do Governo Federal deve indicar a necessidade de atualização do Cadastro Único, que é sempre alertada no extrato do benefício, de modo a evitar qualquer corte ou suspensão. Para inscrições ou atualizações de Cadastro Único estão sendo disponibilizadas aproximadamente 16 mil vagas por mês”, reforça a Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.