Academia de Ciências nomeia novos membros e concede homenagens

 

A Medalha Heróis da Saúde é outorgada a profissionais que contribuíram para o avanço das ciências médicas.

- Publicidade -

Na sexta-feira (18), data em que se celebra o Dia do Médico, a ABRASCI (Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura) homenageou 20 personalidades pelo seu trabalho no desenvolvimento das ciências médicas, concedendo a Medalha Heróis da Saúde – Dr. Nabuco Gouvêa. Entre os agraciados estão o ministro aposentado do STF, Marco Aurélio Mendes, o deputado distrital Jorge Vianna (PSD) e a embaixadora da República Dominicana, Eveline Jajah Franco Moura.

A medalha recebe o nome de José Tomás Nabuco de Gouvêa, um brasileiro que foi chefe e combatente da Missão Médica da Primeira Guerra Mundial. Segundo a ABRASCI, essa honraria representa uma justa homenagem aos profissionais que se destacam como verdadeiros heróis da Saúde.

Durante o mesmo evento, ocorreu a posse de novos membros da ABRASCI, incluindo o deputado distrital, que, como enfermeiro, assumiu a cadeira de Anna Nery, uma pioneira da enfermagem no Brasil.

“A enfermagem demorou muito para ganhar espaço em diversos cenários, mas hoje podemos afirmar que temos uma cadeira em um local significativo, que é a Academia Brasileira de Ciências”, destacou Vianna. Ele também enfatizou a importância de ter profissionais da enfermagem em “todos os espaços políticos” para discutir questões relevantes, como o piso salarial da categoria. “Quanto mais espaços ocupamos, mais podemos falar e cobrar sobre isso”, ressaltou.

A Academia

A ABRASCI é uma instituição cultural dedicada ao fomento da cultura, educação e conhecimento científico. Fundada em 1910, a academia promove ações voltadas ao resgate da memória histórica e à preservação das tradições culturais e cívicas, além da publicação de artigos, periódicos e livros.

Comentários

Últimas