O dia do aniversário do cantor e compositor Renato Russo, ícone do rock nacional, terá um significado ainda mais especial para os brasilienses. A Governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, sancionou nesta segunda-feira, 8, a Lei 7.386/2024, que institui 27 de março como Dia do Rock Brasiliense.
A data é uma proposição do Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Distrital Ricardo Vale (PT), que obteve a aprovação do projeto de lei na última sessão legislativa de 2023. Ele também é autor de outras leis em benefício da cultura local, como a Lei nº 567/2015, que declara o Rock Brasiliense como Patrimônio Imaterial do DF, além de também ter incluído o Festival Brasília Capital do Rock e o Festival da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha – Latinidades, no calendário oficial de eventos do Distrito Federal.
O distrital comemorou a sanção do Executivo e falou do incentivo que a data representa para novos talentos. “Essa lei tem um significado muito importante e mantém vivo o legado que Brasília deixou para o rock do Brasil e para o mundo. Não só tivemos obras e bandas importantes, como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, mas temos grupos que produzem com muita qualidade e talento. Eles precisam de visibilidade e acredito que um momento específico no calendário oficial vai impulsionar os artistas”, avalia.
O músico e produtor cultural Philippe de Seabra, vocalista da banda brasiliense Plebe Rude, declarou que a lei reconhece o maior ativo cultural de exportação da cidade. “O reconhecimento é fundamental, pois o rock de Brasília é uma verdadeira extensão do turismo cívico. Além disso, é um passo definitivo para o futuro Memorial do Rock Brasileiro aqui na Capital do Rock”, acredita.
Comunicação Ricardo Vale (PT)