☕ Café com Pimenta: Eleições à Vista: Federação agita partidos e empresários se posicionam

Renata Schuster Poli – Jornalista, pós graduada em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, analista política com mais de vinte anos tendo trabalhado na Câmara Federal, vice-governadoria e governadoria do GDF, atualmente assessora na Câmara Legislativa DF.

Republicanos e MDB: Federação com tempero de disputa interna

A possível Federação entre Republicanos e MDB – DF está longe de ser um processo tranquilo. Na prática, a união dos dois partidos pode desencadear um verdadeiro jogo de cadeiras — e nem todo mundo vai conseguir um lugar.

Primeiro reflexo desse cenário, caso a Federação se concretize, o Republicanos poderá enfrentar dificuldades para repetir o desempenho que obteve nas eleições de 2022. Na ocasião, o partido conquistou expressivos votos com Fred Linhares (165.358 votos), seguido por Júlio César (76.274) e Gilvan Máximo (20.923). Já no MDB, o grande destaque foi Rafael Prudente, com 121.307 votos. Donizet, por sua vez, tem aparecido bem em pesquisas recentes, com estimativas entre 80 e 90 mil votos — o que, em condições normais, seria suficiente para garantir a eleição das três cadeiras à Câmara Federal.

- Publicidade -

Mas, com a Federação, a conta pode não fechar, pois tende a concentrar candidaturas fortes e, com isso, o quociente eleitoral pode exigir um desempenho ainda maior para garantir uma das vagas. Em outras palavras: a disputa interna promete ser feroz, e alianças antigas correm o risco de virar rivalidades silenciosas e ataques pessoais. 

💼 Empresários ligados na eleição de 2026

Enquanto os bastidores políticos fervem, grupos empresariais — especialmente ligados à comunicação e ao jornalismo — já estão de olho em 2026. E não apenas como observadores: alguns já começaram a se movimentar.

A informação que circula é que esses grupos vem monitorando de perto as articulações rumo à próxima eleição para a CLDF, Câmara Federal, Senado e Governo do DF. Com interesses diretos nas decisões políticas, há uma predisposição clara em apoiar Ibaneis Rocha para o Senado e Leila do Vôlei para a reeleição ao Senado.

Os empresários sabem que, em Brasília, articulação é tudo. Por isso, o xadrez para formar as nominatas distritais e federais já começou. Os movimentos silenciosos de bastidores podem ditar o rumo das urnas em 2026. E, pelo visto, o jogo promete ser bem mais quente do que muitos imaginam.

Ibaneis volta com a mala cheia de compromissos – e cobranças no radar! 🌶️

O governador Ibaneis Rocha mal desembarcou de viagem e já se reuniu com secretários e presidentes de empresas públicas. Na pauta, o alinhamento das ações e prioridades para o segundo semestre.

Nas palavras do próprio:

O nosso trabalho tem transformado a vida da população do nosso DF todo e precisamos manter o planejamento até o final do ano, para que possamos seguir trabalhando, cada vez mais, pelo bem de todos e principalmente dos que mais precisam.”

Bonito discurso, mas o Café com Pimenta está de olho: com o ano eleitoral batendo à porta, agora é hora de planejar e, principalmente, fazer entregas. Os trabalhos precisam ser intensificados para que o nome de Ibaneis se consolide como o mais votado ao Senado em 2026.

Comentários

Últimas