Coluna Café com Pimenta – Bastidores Políticos e os Ilusionistas do DF

Renata Schuster Poli – Jornalista, pós graduada em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, analista política com mais de vinte anos tendo trabalhado na Câmara Federal, vice-governadoria e governadoria do GDF, atualmente assessora na Câmara Legislativa DF.

Mágicos e Ilusionistas da Política

Nos bastidores, articuladores e estrategistas políticos — chamados aqui de “mágicos e ilusionistas” — estão em plena movimentação, oferecendo nominatas para Deputado Distrital com promessas de milhares de votos para pré-candidatos a deputado federal, senador e até ao GDF. O risco, segundo a coluna, é que de algumas “cartolas” saiam mais ratos que coelhos — em outras palavras, dirigentes partidários não entregam o desempenho prometido nas urnas.

- Publicidade -

Aliados que assustam

Atenção redobrada: alguns candidatos majoritários estão receosos com os partidos “aliados”, especialmente quando presidentes dessas siglas já se apresentam como coordenadores de campanha. A coluna alerta — neste jogo de ilusão política, é fácil confundir mágica com truque barato.


O Xadrez da Política — Estreia em 5 de Novembro

Ainda em fase de divulgação, o podcast “O Xadrez da Política” já está movimentando os bastidores do poder local e até criando fila de espera para participar. A estreia acontece no dia 5 de novembro, às 18h, sob o comando do jornalista Hélio Rosa.

O primeiro entrevistado será José Roberto Arruda, pré-candidato ao Palácio do Buriti. Sempre direto e experiente, Arruda promete falar sobre seu futuro político, seus planos e o que pretende realizar à frente do GDF caso volte ao comando do Executivo.

ATENÇÃO: Siga agora o novo canal O Xadrez da Política no YouTube e não perca nenhum movimento desse tabuleiro de poder:
🔗 youtube.com/@OXadrezdaPolitica


♟️ Daniel Donizet Retorna ao Tabuleiro

O deputado Daniel Donizet (MDB) volta a ser citado nas análises sobre possíveis cenários eleitorais. O parlamentar, católico, tem se aproximado de líderes religiosos e mantido uma equipe multidisciplinar de apoio político. Ao que tudo indica, segue firme e sem “feitiços” no caminho.

Mas engana-se quem pensa que pode surpreendê-lo: não adianta olho grande, punhalada pelas costas nem jogo sujo. Donizet é sensitivo e está atento a possíveis golpes e ataques. Fontes próximas afirmam que o parlamentar anda com o “corpo fechado” — e que até um grupo de oração tem reforçado sua proteção espiritual e política.


 Ibaneis e o Jogo do Senado

O governador Ibaneis Rocha (MDB) demonstra entusiasmo com as pesquisas que o colocam em posição favorável para uma eventual candidatura ao Senado. Após sete anos no comando do DF, ele aposta na fidelidade de seu eleitorado e na força histórica do número 15, lembrando que o partido já teve nomes fortes no Senado, como o ex-governador Joaquim Roriz.

Comentários

Últimas