Nos últimos dias, as movimentações foram intensas entre as entidades e lideranças dos idosos de todo o DF.
No dia 30 de agosto, na cidade do Cruzeiro, houve a 2a.Audiência Pública Contra a Violência aos Idosos, realizada pela Comissão de Defesa do Idoso da OAB, sobre a Presidência do Advogado e Ex.Dep. Marco Lima, com a parceria do Fórum Permanente 60+, Coordenado por Ana Paula Damasceno e com o apoio de Grace Lima, esposa do próprio Marco Lima, a qual trabalhou por quase 10 anos no Lar dos Velhinhos com o Saudoso Ex.Dep. Jorge Cauí, no Núcleo Bandeirante.
A Governadora em Exercício, Celina Leão, esteve presente na Audiência Pública para ouvir os idosos e suas lideranças.
Acontece que Celina se deparou com mais de 600 idosos que a esperavam para a Audiência Pública.
Não era festa, nem Forró, era uma reunião, onde todos saíram de suas cidades para discutir melhorias para os idosos.
Isso impactou muito Celina Leão, mas não só a ela, como todo o GDF, pois a notícia correu por todo o Governo.
Foi a maior reunião da história já realizada entre as entidades de idosos no DF, declarou o Administrador Regional do Cruzeiro, Gustavo Aires.
Gustavo disponibilizou toda a Estrutura da Administração para que o evento pudesse ser um sucesso.
O Marco Lima, foi o autor da Lei que criou o Primeiro Estatuto do Idoso no País, e foi aqui no DF, através da Lei Distrital 1.547/97, isso sempre foi pouco divulgado, disse Gustavo Aires.
Brasília saiu na frente na defesa dos idosos e precisamos fazer justiça e reconhecer esta iniciativa do Marco, declarou o Administrador.
Gustavo Aires afirmou também, que seu Pai, o ex.Deputado Odilon Aires, assinou a Lei Distrital e isso pra mim sempre foi um orgulho.
Celina Leão, ouviu os idosos na Audiência Pública, conversou com muita gente, e fez um convite para que todas as lideranças dos idosos alí presentes, fossem ao Buriti, tomar uma café com ela e que lhe entregassem suas pautas de reivindicações e o Relatório da Comissão de Defesa do Idoso da OAB e do Fórum 60+.
Assim foi feito. No último dia 11 deste mês, Celina Leão recebeu no Palácio, cerca de 83 Presidentes de Entidades dos Idosos de todo canto do DF.
Celina, Governadora em Exercício, convidou Marco Lima para abrir a reunião. Ele, dentre muitas coisas que disse, além de dizer que não é candidato e que seu sonho, é apenas que o DF seja modelo para o País no acolhimento ao idoso, também afirmou aos Presentes: “Até hoje, Nunca um Governo do DF, havia aberto a porta do seu Palácio para receber e ouvir nossos idosos, hoje, Celina Leão faz isso, em nome dela e do nosso Governador Ibaneis. Esta data ficará marcada na história “, declarou.
Celina ouviu atentamente as reivindicações dos representantes dos idosos, juntamente com o Secretário de Governo, Zé Humberto, com a Secretária de Justiça, Marcela Passamani e com Gustavo Aires, Administrador, anfitrião da última Audiência Pública.
Dentre as 10 pautas que foram apresentadas pela Comissão de Defesa do Idoso da OAB e pelo Fórum Permanente 60+, a que mais teve apelo e praticamente foi um grito uníssono entre todos, foi o pedido para que seja criado a Secretaria de Defesa da Pessoa Idosa do DF
Afirmações de que já existem Secretaria da Mulher, Secretaria da Juventude, Secretaria da Pessoa Portadora de Deficiência e até a Secretaria dos Animais, foi dito por quase todos ali, no Café com Celina.
A Governadora em Exercício, depois de ouvir vários líderes dos idosos, se comprometeu em levar o assunto ao Governador Ibaneis, pois ele é sensível à causa dos idosos e irá com certeza dar uma resposta às reivindicações ali entregues.
Na reunião, houve um momento alto de grande emoção. O Pai da Vice Governadora, que estava ali, foi Homenageado pelas entidades dos Idosos com uma placa de Honra ao Mérito, mostrando alí, o carinho de todos com ele mas principalmente com Celina.
Depois de todas essas conversas, reuniões, Audiências Públicas, as Lideranças dos Idosos estão desta vez, acreditando e felizes de que serão atendidas, ainda mais, depois do que ouviram Celina Leão dizer no Evento do PP, seu Partido, nesta última quinta-feira dia 18, onde Celina afirmou: “Nós vamos criar a Secretaria do Idoso”
A noticia logo se espalhou por todo o DF. Nossa redação, em consultas a várias lideranças, pôde perceber que realmente esta causa é justa e levada a sério pelos organizadores, ao ponto de dizerem, que: “Já pediram a Celina Leão, que a Futura Secretaria, seja criada e com pessoas realmente comprometidas com a Pauta e que entendam e tenham o aceite dos idosos e suas entidades, afirmou Francisca Corte, Presidente da Associação dos Idosos de Ceilândia.
Vamos acompanhar de perto essas movimentações, até porque, o momento é oportuno, pois o Governador Ibaneis, acaba de criar também, a tão importante Secretaria do Consumidor.
Uma coisa é certa:
Celina Leão saiu muito fortalecida de todos estes eventos, os demais pré candidatos ao GDF, devem estar alvoroçados nesta hora.
Só uma dica da Coluna….
Mês de Outubro será o mês do Idoso.