Senadora Leila do Vôlei foi a única governista que pediu convocação do ex-ministro da Previdência

A parlamentar propôs convocação de Carlos Lupi à CPMI do INSS

Em um movimento inesperado dentro da própria base do governo no Congresso, a senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) protocolou um pedido para convocar o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi — que também preside o PDT — a depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no INSS.

- Publicidade -

Até então, o chamado de Lupi vinha sendo defendido apenas por parlamentares da oposição bolsonarista, entre eles o relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), e o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Na solicitação, Leila argumenta que o ex-ministro precisa “esclarecer pontos relevantes” sobre sua gestão à frente da Previdência. “Sua presença é fundamental para que a comissão alcance um diagnóstico preciso e possa propor melhorias efetivas para o sistema previdenciário”, destacou a senadora.

Carlos Lupi deixou o cargo em maio, em meio ao escândalo envolvendo descontos ilegais em aposentadorias e pensões. A crise ganhou força após acusações de omissão e falta de resposta do então ministro diante das denúncias.

Questionada sobre o requerimento, Leila afirmou que sua prioridade é a defesa dos aposentados. “Nosso compromisso é com a verdade. Investigar os fatos exige ouvir todos os envolvidos — inclusive os ex-ministros — para que responsabilidades sejam devidamente apuradas”, disse em nota.

Ela ainda manifestou confiança na contribuição de Lupi para os trabalhos da comissão. “A expectativa é que ele possa colaborar com informações relevantes e fortalecer a atuação da CPMI”, concluiu.

Comentários

Últimas