Desfile Cívico e Militar volta a marcar o aniversário de Planaltina

Por Hélio Rosa

Evento resgatado pela parceria da administração regional de Planaltina com o deputado distrital Pepa reuniu escolas, igrejas, forças de segurança e projetos sociais em uma celebração histórica da cidade mais antiga do DF

O tradicional desfile cívico e militar voltou a animar Planaltina na manhã deste domingo (17), em comemoração ao 166° aniversário da cidade. A concentração começou as 9h no Ginásio do Centro Olímpico, de onde partiram os blocos que desfilaram pela Avenida Uberdan Cardoso.
A iniciativa foi da administração regional de Planaltina junto com o mandato do deputado distrital Pepa, no qual como parlamentar representante na Câmara Legislativa, recebeu diversos cumprimentos da população pelo resgate da tradição.
O desfile contou com a participação de escolas públicas e privadas, igrejas, forças de segurança e projetos sociais, em um encontro que reforçou valores educacionais, culturais e comunitários.
Deputado Pepa no Centro Olímpico, durante abertura do Desfile Cívico e Militar de Planaltina | Foto: Wikimidia
“Planaltina tem uma história riquíssima e merece celebrar suas raízes com união e orgulho. Resgatar este desfile é uma forma de valorizar nossa identidade e aproximar ainda mais a comunidade”, destacou o deputado Pepa.
Moradores ressaltaram a emoção de rever amigos e familiares nas ruas da cidade, reforçando o sentimento de pertencimento e memória coletiva.
Raízes históricas de Planaltina
Fundada em 1859 como Distrito de Mestre D’Armas, a cidade adotou o nome de Planaltina em 1917 e passou a integrar o Distrito Federal em 1964. Antes da construção de Brasília, já se destacava como ponto de passagem para o escoamento de ouro e centro de comércio.
A cidade guarda marcos importantes, como o lançamento da Pedra Fundamental do futuro da capital do Brasil, em 1922, no Morro da Capelinha.
Além de seu patrimônio histórico, Planaltina é reconhecida por tradições culturais, como a Folia do Divino e a Via Sacra, além da relevância ecológica da Estação de Águas Emendadas e da espiritualidade do Vale do Amanhecer.
Planaltina, a mais antiga do DF, segue como símbolo de história, cultura e identidade do povo brasiliense.

Comentários

Últimas