Duas iniciativas apoiadas pela senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) concluíram suas atividades neste final semana, levando capacitação e inclusão social às comunidades de São Sebastião e Riacho Fundo I.
Em São Sebastião, mais de 120 mulheres concluíram o curso de depilação, extensão de cílios, extensão de unhas, pedicure e manicure e spa dos pés, oferecido pelo Instituto Mulheres Divas de São Sebastião. A iniciativa abriu caminhos para que muitas delas possam alcançar independência financeira e novas perspectivas profissionais.
“O certificado, pra mim, foi uma coisa muito linda. Não é algo que a gente
consegue de um dia para o outro. Foi uma experiência incrível e aprendi muito”, relatou Veronica, uma das alunas.
Durante a cerimônia, Leila destacou a importância da formação com instrumento de transformação. “Não precisamos de assistencialismo, precisamos de chance. Assim como eu tive no esporte, quero oferecer oportunidades para outras pessoas. Somos capazes de tudo na vida, basta acreditar”, afirmou.
Luta contra o capacitismo
Já no Riacho Fundo I, o projeto Fortalecendo Elos e Colorindo Histórias, realizado pela Associação dos Amigos da Saúde Mental (ASSIM), promoveu palestras de combate ao capacitismo e oficinas de arteterapia para crianças. O objetivo foi fortalecer a inclusão social e valorizar as pessoas com deficiência.
“O projeto mostrou que todos são capazes e que precisamos acolher não só as crianças, mas também suas famílias e a comunidade”, destacou Flora Lúcia, presidente da ASSIM.
A ação atendeu diretamente 50 pessoas, entre neurotípicos e pessoas que convivem com alguém com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento (TGD).
“É muito bom olhar para os resultados desses projetos, ver a quantidade de famílias beneficiadas e ver que o nosso trabalho chega, realmente, a quem precisa. Esse é meu propósito e é para isso que trabalho todos os dias”, celebrou a Senadora.