“Brasília vai parar”, diz Arruda ao defender plano de metrô para o Entorno

Renata Schuster Poli – Jornalista, pós-graduada em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, CEO do Grupo Vou Lá de Comunicação e analista política com mais de vinte anos de experiência. Atuou na Câmara dos Deputados, na Vice-Governadoria e na Governadoria do Governo do Distrito Federal, além da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Pré-candidato a governador do Distrito Federal disse, em evento com Caiado e prefeitos, que só é possível entender “o desenvolvimento econômico de Brasília de mãos dadas com as cidades” da região

Pré-candidato ao governo do Distrito Federal, José Roberto Arruda defendeu a necessidade de levar opções de transporte às cidades do Entorno para evitar o colapso do trânsito na capital federal. As declarações foram dadas durante almoço, nesta quarta-feira (29/7), com o pré-candidato à Presidência Ronaldo Caiado, a pré-candidata ao Senado por Goiás Gracinha Caiado, o governador de Goiás, Daniel Vilela, prefeitos e vereadores de municípios do Entorno do DF.

- Publicidade -

“Brasília tem 3 milhões de habitantes. As cidades do Entorno, mais 2 milhões de habitantes. É uma região metropolitana de 5 milhões de habitantes e 3 milhões de automóveis. Brasília vai parar. Eu quero levar o metrô de Ceilândia para o Sol Nascente até Águas Lindas; o metrô para Gama e Santa Maria, saindo para Nova Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental até Luziânia; e fazer o BRT Norte para Sobradinho e Planaltina até Planaltina de Goiás”, disse Arruda.

Ex-governador de Goiás, Caiado reforçou: “Vamos integrar o transporte. Para vocês terem uma ideia, a região metropolitana de Goiânia, que tem 21 cidades, acaba de ganhar o equivalente ao prêmio Nobel de transporte urbano”. A premiação a que o pré-candidato se refere é o UITP Awards 2026, voltado à mobilidade urbana e concedido em junho, na Bélgica.

Caiado também elencou outras conquistas de Goiás ao longo de seu governo, como as melhoras nos índices de educação, saúde e segurança –– sentidos, inclusive, nas cidades do Entorno do DF. Por fim, Arruda defendeu a integração entre os governos das duas Unidades da Federação em prol dos moradores: “Nós só entendemos o desenvolvimento econômico de Brasília de mãos dadas com as cidades do Entorno”.

Comentários

Últimas