Tecnologia e Segurança se destacam no balanço da atuação de André do Premium, que reforça compromisso com Entorno do DF


Ao encerrar o segundo semestre de 2025, o deputado André do Premium (Avante) consolidou posição na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) em temas de inovação tecnológica e inclusão social. Além do trabalho legislativo, o deputado manteve presença constante nos municípios goianos, participando de eventos institucionais, solenidades, encontros comunitários e articulando recursos para associações e prefeituras, reforçando o compromisso com o municipalismo e a atuação próxima da população.

- Publicidade -

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o parlamentar focou em pautas que unem a modernização do Estado ao bem-estar das populações vulneráveis, especialmente na região do Entorno do Distrito Federal. Premium também apresentou projetos de impacto direto na segurança pública e na saúde mental.

Uma das proposituras que ele apresentou é a de nº 16130/25, que atualmente encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria do deputado Charles Bento (MDB). A matéria institui a Política Estadual de Prevenção ao Uso Criminoso de Substâncias Químicas Tóxicas.

“O objetivo é criar critérios rigorosos de comercialização e rastreabilidade para evitar que substâncias de alta toxicidade sejam usadas para fins criminosos, como envenenamentos, sem prejudicar a indústria e a ciência”, explicou o deputado durante sessão em novembro.

Além disso, o parlamentar avançou com o projeto nº 10580/25, que cria o Programa “Esporte e Reabilitação” nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A ideia é utilizar a atividade física como ferramenta terapêutica obrigatória para auxiliar na reintegração social de pacientes com transtornos mentais.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovou dois projetos de autoria do deputado. Um deles, de nº 7398/24, institui a campanha permanente de orientação e conscientização da integração de pessoas com síndrome de Down e o transtorno do espectro autista (TEA) no esporte. Já o de nº 6625/24 estabelece diretrizes da Política Cultural de Acessibilidade em Goiás.

O processo nº 6752/23, que institui a Política Goiana de Incentivo ao Jovem Aprendiz na Ciência, foi aprovado em Plenário e agora segue para sanção do Poder Executivo. 

Entre os projetos de Abdré do Premium que passaram a vigorar como lei no segundo semestre estão dois que Incluem no calendário oficial de eventos do Estado de Goiás o Dia Estadual dos Conciliadores e Mediadores Judiciais e o Dia Estadual dos Carros Antigos, que tramitaram na Alego, respectivamente, como processos n23209/24 e nº 9074/25. 

Inovação

Como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, André do Premium liderou a aprovação de 14 projetos de inovação apenas no mês de novembro. Entre os destaques de sua própria autoria está o Programa de Inovação Tecnológica (projeto no 8376/25), que visa fomentar startups e o desenvolvimento de Inteligência Artificial e Biotecnologia em solo goiano.

Outra proposta apresentada (nº 27339/25) veta o uso de aplicativos e programas de inteligência artificial (IA) direcionados à criação de deep fakes em Goiás. A iniciativa estabelece a proibição do desenvolvimento, distribuição, venda, promoção ou o uso dessas ferramentas.

O texto define o termo deep fake como imagens ou vídeos gerados artificialmente que mostram corpo das pessoas a partir de fotos ou vídeos originais, sem o consentimento das pessoas retratadas.

A matéria está com a CCJ, no aguardo do parecer do relator, deputado Virmondes Cruvinel (UB). 

Além de seus projetos individuais, Premium teve a responsabilidade técnica de ser o relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Sua atuação foi estratégica para garantir que recursos fossem destinados a áreas críticas, como a infraestrutura de municípios do Entorno e a expansão das Escolas do Futuro.

O deputado encerrou o semestre reforçando seu compromisso com a região que o elegeu: “Nossa missão é trazer o padrão de inovação da capital para os municípios do Entorno do Distrito Federal, garantindo que o desenvolvimento econômico chegue à ponta, gerando emprego e segurança”.



FONTE GOVERNO DE GOIÁS

Comentários

Últimas