O projeto de lei nº 32048/25 pretende instituir, no âmbito do Estado de Goiás, a Rede Estadual de Empreendedorismo e Inovação (REEI), destinada à instalação de espaços de coworking público gratuito e de apoio ao empreendedorismo, à inovação e à economia solidária. Para isso, a medida assinada pelo deputado Cairo Salim (PSD) pretende aproveitar imóveis públicos ociosos, transformando-os nos ambientes propostos.
O autor da iniciativa frisa que o atual momento, com as transformações tecnológicas e as novas formas de organização do trabalho, exige do poder público respostas rápidas e eficazes. Nesse contexto, Salim aponta que a iniciativa busca atender especialmente àqueles que mais necessitam de apoio no início de sua trajetória profissional: alunos recém-formados, jovens empreendedores e profissionais que, em razão de limitações financeiras, não dispõem de recursos para custear a locação de escritórios ou a manutenção de espaços próprios de trabalho.
“A criação da REEI permitirá que esses cidadãos tenham acesso a infraestrutura adequada, como internet, salas de reunião e auditórios, em condições de igualdade com empreendedores já estabelecidos, rompendo barreiras socioeconômicas que historicamente limitam o ingresso de novos talentos no mercado”, frisou Cairo Salim.
Em sua justificativa, o parlamentar salienta que a iniciativa irá proporcionar um duplo benefício à sociedade, visto que, de um lado, fomenta o desenvolvimento econômico e a inclusão produtiva e, de outro, garante uso racional e eficiente do patrimônio público, ao destinar imóveis sem finalidade a atividades de interesse coletivo, reduzindo custos de manutenção e evitando a degradação de bens pertencentes ao Estado.
“Trata-se, portanto, de uma política pública inovadora, de caráter social e estratégico, capaz de transformar espaços ociosos em polos de conhecimento, integração comunitária e desenvolvimento sustentável”, conclui Cairo Salim.



