Iniciativa aposta em Educação a Distância (EaD), podcasts, mentorias e planos digitais para fortalecer organizações de Sobradinho e Planaltina e ampliar o impacto social
Um novo projeto voltado ao fortalecimento do terceiro setor no Distrito Federal promete qualificar 50 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) das regiões administrativas de Sobradinho e Planaltina no uso estratégico de ferramentas digitais, comunicação institucional e tecnologias inovadoras.
Faça sua inscrição gratuita, através do link: https://institutotransfer.com.br/podcast-inova-3o-setor/
Intitulada “Podcast Inova 3º Setor – Comunicação Digital e Transparência para OSCs do DF”, a iniciativa é do Instituto Transfer em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF – SECTI, através da emenda parlamentar do deputado Pepa.
O projeto busca enfrentar uma fragilidade recorrente das organizações da sociedade civil: a baixa capacidade digital para ampliar a transparência, mobilizar recursos e alcançar mais beneficiários, especialmente em territórios marcados por desigualdade social e limitações de infraestrutura.
Apesar da existência de políticas públicas de transformação digital e de fortalecimento das OSCs no DF, muitas organizações ainda enfrentam dificuldades para atender às exigências de inovação, presença digital, uso de tecnologias abertas e dados abertos.
A ausência de capacitações sistemáticas em áreas como comunicação digital, inteligência artificial aplicada ao terceiro setor, gestão de conteúdos on-line e elaboração de Planos de Trabalho digitais limita o acesso das OSCs a editais, emendas parlamentares, parcerias institucionais e programas públicos, além de reduzir a visibilidade de suas ações junto às comunidades atendidas.
Para reduzir esse descompasso, o projeto prevê a capacitação de até 80 OSCs, com meta mínima de 50 organizações certificadas ao final do percurso formativo. A metodologia inclui 30 horas de aulas EaD, 50 horas de podcasts didáticos, mentorias on-line, além da elaboração assistida de um Plano de Trabalho digital por organização.
Ao final, cada OSC contará com uma presença digital estruturada — como site institucional, redes sociais e canais de comunicação on-line — e um plano estratégico alinhado às diretrizes de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), transparência pública e economia circular, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas e o desenvolvimento sustentável no Distrito Federal.
Ver essa foto no Instagram


