
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) intensifica a mobilização junto à comunidade médica para ampliar a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes, estratégia essencial para proteger bebês das formas graves de bronquiolite.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, reuniu-se com lideranças da Associação Médica de Goiás (AMG) e da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO) para solicitar apoio na divulgação, orientação das futuras mães sobre a importância da imunização.
A reunião contou com a presença do presidente da AMG, Washington Luiz Ferreira Rios, e do presidente da SGGO, Alexandre Vieira Santos Moraes, que reconheceram a relevância da ação e discutiram estratégias conjuntas para ampliar o alcance das informações entre profissionais e pacientes.
As entidades se comprometeram a reforçar a comunicação junto à comunidade médica de todo o estado, orientando profissionais, tanto da rede pública quanto privada.


Flúvia Amorim destacou a urgência da mobilização conjunta.
“Hoje estamos com uma vacina específica para as gestantes, super importante, porque a proteção é para o bebê. Nós estamos pedindo esse apoio para comunidade médica de obstetras e às equipes que atendem essas mulheres. Dessa forma podemos orientar, tirar dúvidas e ampliar a confiança na vacinação”.
Durante a reunião, a gerente de Imunização da SES, Joice Dorneles, apresentou a operacionalização do esquema vacinal, incluindo orientações sobre triagem, comunicação e distribuição das doses. Ela explicou que a vacina está disponível de forma contínua nas mais de mil salas de vacinação do Estado, destinada às gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
O Estado possui cerda de 91.277 gestantes e a estratégia segue evidências científicas que demonstram maior eficácia quando a aplicação é feita a partir da 28ª semana até 15 dias antes do parto, garantindo transferência adequada de anticorpos ao bebê durante a gestação e proteção da criança por até seis meses de vida.
O VSR é a principal causa de bronquiolite em crianças menores de dois anos e responde por cerca de 75% dos casos virais e 40% das pneumonias no período de sazonalidade.
A vacinação das gestantes tem como objetivo prevenir formas graves de infecções do trato respiratório inferior em bebês menores de seis meses, reduzindo internações e complicações respiratórias de curto e longo prazo.
Saiba mais
Saúde apresenta balanço de multivacinação e de internações por Srag
Goiás intensifica Campanha de Multivacinação
Secretaria de Estado de Saúde (SES) – Governo de Goiás


